Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae retira equivalente a 1.427 caminhões de terra do piscinão da Água Vermelha

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 05/05/2021

Compartilhe esta notícia:

O Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha está sendo desassoreado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Do local, já foram retirados 8.564 m³ de terra, quantidade equivalente a 1.427 caminhões do tipo basculante. Essa bacia de contenção está localizada entre o Jardim América e Jardim dos Estados. A previsão é que os trabalhos no local prossigam por mais dois meses, até o completo desassoreamento da área.

 

“Estamos trabalhando na remoção dos bancos de areia que se formaram, com o emprego de duas escavadeiras hidráulicas e um caminhão, para o transporte do material que vem sendo retirado e dispensado em aterro apropriado”, explica o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva.

 

Conhecido como “piscinão” da Água Vermelha, esse RDC é responsável por minimizar alagamentos nessa região da cidade, ocorrências que eram comuns em períodos de fortes chuvas, afetando ainda pontos nas Avenidas Washington Luiz, Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí.

 

As intervenções tiveram início no fim de 2020, sendo que, em dezembro, foram retirados 900 m³ de terra. Porém, os trabalhos foram intensificados ao longo de 2021. Em janeiro, o Saae removeu 2.730 m³, mais 1.740 m³ em fevereiro, 1.260 m³ em março e 1.944 m³ em abril.

 

De acordo com o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, esse Reservatório de Detenção de Cheias possui 12.750 m² de área, com capacidade para conter 31.875 m³ de água, em uma área nos arredores das Avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Abraham Lincoln e da Rua Padre José Carlos Simões.

 

Esse dispositivo de contenção e drenagem de águas pluviais é completado por uma segunda bacia de contenção, que integra o Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, localizado no cruzamento da Avenida Marechal Dutra com a Rua Manaus. Esse reservatório tem 29.900 m² de área e capacidade de armazenamento para 74.750 m³ de água. O local está preservado, em plenas condições de funcionamento, não havendo a necessidade de desassoreamento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil chega a 150 mil mortos sem estimar Covid

Mercado de trabalho tem queda generalizada e recordes negativos

Justiça suspende bônus natalino de R$ 10 milhões a servidores da Assembleia Legislativa

Motorista do Samu em Sorocaba morre de covid-19; sindicato dos servidores publica nota de pesar

CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro

Questionado a respeito de indulto a Lula, Haddad diz ver processo frágil