Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tragédia ambiental: sobe para 99 o número de mortos em Brumadinho

Postado em: 30/01/2019

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu e ao menos uma transbordou na sexta-feira (25) em Brumadinho, cidade da Grande Belo Horizonte, liberando cerca de 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no rio Paraopeba, que passa pela região. A lama se estende por uma área de 3,6 km² e por 10 km.

Até a tarde desta quarta-feira (30), 99 corpos haviam sido encontrados. Desses, 57 já foram identificados, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas. No total foram localizadas 393 pessoas, mas ainda há 259 desaparecidos, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais.

A barragem 1, que se rompeu, é uma estrutura de porte médio para a contenção de rejeitos e estava desativada. Seu risco era avaliado como baixo, mas o dano potencial em caso de acidente era alto.

Pelos números 0800 285 7000 (Alô Ferrovia – prioritário) e 0800 821 5000 (Ouvidoria da Vale), a mineradora está recebendo informações sobre sobreviventes encontrados e desaparecidos, além de solicitações de apoio emergencial (abrigo, água, cesta básica, roupa, medicamento, transporte etc.).

As autoridades, no entanto, pedem cautela nos contatos. Segundo o tenente Aihara, do Corpo de Bombeiros, ligações com informações falsas têm atrapalhado e atrasado o trabalho das equipes de buscas.

A Defesa Civil informou nesta quarta que não precisa de novas doações para auxiliar as vítimas no momento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Obra do RDC Água Vermelha demanda interdição da Rua Visconde de Cairu

Casos do novo Coronavírus sobem para oito; SP tem primeiros registros de transmissão local

Prefeitura inicia reforma da UBS Aparecidinha

Peru entra em alerta com aumento de casos de coronavírus em crianças

Moraes será relator de inquérito sobre suposta interferência na PF

Brasileiro sem carro acha mais seguro usar bicicleta durante pandemia