27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba dobra vagas de castração de cães e gatos na cidade

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 24/04/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba ampliou em 100%, ou dobrou a capacidade do serviço de castração de cães e gatos no município. Além das 5 mil vagas oferecidas nas etapas do Mutirão de Castração, a partir deste mês de maio, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) vai oferecer mais 5 mil vagas para cirurgias de animais domésticos na Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, localizada no Jardim Zulmira, totalizando 10 mil procedimentos gratuitos, ao ano. Os cães e gatos também serão microchipados.

 

O objetivo da castração é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, bem como prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

 

Já, a identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população em geral, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.

 

“Essa é uma das nossas principais políticas públicas voltada ao bem-estar dos animais na cidade de Sorocaba. Esse aumento significativo foi possível graças à contratação, por meio de licitação, de uma empresa que presta serviços integrados de bem-estar animal, englobando uma série de trabalhos, com o intuito de melhorar, cada vez mais, a atuação do Município na causa animal, que é uma prioridade da atual Administração”, destaca o secretário da Sema, Thiago Santoro.

 

Além da castração e microchipagem dos animais, a nova empresa também já presta serviços de atendimento e triagem das demandas relacionadas ao bem-estar animal; dispõe de 300 vagas para abrigar animais vítimas de abandono ou maus-tratos (240 para cães e 60 para gatos); consultas, exames e procedimentos veterinários; campanhas e feiras de adoção responsável de animais; além de transporte para cães e gatos da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema para o abrigamento e atendimento veterinário.

 

De acordo com informações da Sema, as cirurgias realizadas na Seção de Proteção e Bem-Estar Animal terão início também no mês de maio e atenderão moradores dos vários bairros da cidade, totalizando um pouco mais de 400 castrações agendadas, ao mês. Já, o Mutirão de Castração continuará ocorrendo na cidade, focando, em cada etapa, nos animais domésticos de moradores de bairros de uma determinada região.

 

Informações sobre agendamento para castração na Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema serão divulgadas, em breve. A Seção está localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3202-8006.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Caixa corta pela metade taxa de juro do cheque especial; valor foi reduzido de 9,99% para 4,99%

Acusados de golpes, donos de agência de turismo prestam depoimento e saem escoltados da delegacia

José Crespo passa por cirurgia na próstata e se afasta do Paço até 17 de junho

Polícia Militar de Sorocaba realiza corrida beneficente para ajudar irmãos com doença rara

Setor de Fiscalização e GCM realizam vistorias para apurar denúncias de perturbação do sossego

Deputado Luis Miranda afirma ter recebido oferta de propina para não atrapalhar contrato da Covaxin, diz revista