26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Parecer da OAB mostra que garantidoras cobram juros abusivos no Carandá e Altos do Ipanema

Postado em: 14/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Um parecer feito pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) mostrou que empresas garantidoras praticam cobrança irregular e abusiva de juros de moradores do Jardim Carandá, Altos do Ipanema e Viver Melhor.

O relatório final – realizado em uma parceria entre a Ordem e a Câmara Municipal de Sorocaba, através de seu presidente, vereador Fernando Dini (MDB) – foi apresentado aos moradores dos bairros no início da noite desta quarta-feira (13). “O estudo feito pelos advogados da OAB aponta a cobrança abusiva, ao passo que não existiria previsão convencional, tampouco um amparo legal para tanto”, afirma o parlamentar.

O presidente da Comissão de Direito Condominial da 24ª Subseção da OAB de Sorocaba, Cléber Simão, ressaltou ainda que, mesmo se aprovada em assembleia a cobrança dos referidos “encargos de cobrança”, não foi respeitado o quórum qualificado de 2/3 dos condôminos, exigido para fins de alterações das penalidades previstas nas Convenções Condominiais.

A orientação aos moradores foi para que seja feita uma negociação comercial junto às empresas garantidoras para que extirpem das cobranças extrajudiciais os valores cobrados a título de encargos de cobrança, bem como reduzam o percentual cobrado a título de honorários extrajudiciais de 20% para 10%, contudo após o 31º dia do vencimento.

Dini e Simão também citaram que, em não se alcançando bons termos entre as partes, sugere-se que os condôminos busquem por vias judiciais competentes a solução do litígio. “Seja através de grupos de moradores contratando advogados particulares ou através da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.”

Dini ainda ressaltou a parceria entre a OAB e a Câmara Municipal em prol da população. “Mesmo após a apresentação do relatório, continuaremos acompanhando de perto todo o caso, procurando garantir que não hajam mais vantagens injustas e abusivas que vinham sendo cometidas, segundo a Ordem, aos moradores dos três bairros.”

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro visita Iperó nesta quarta para início da montagem de reator nuclear

Advogados de Sorocaba pedem reconsideração para suspensão de propaganda de "kit covid"

Guarda Civil Municipal apreende menor e recupera bicicleta roubada na Zona Norte

À Jovem Pan, Manga nega fake news sobre corte de R$ 33 milhões para a Educação

Proibição da Marcha da Maconha será votada nesta terça-feira na Câmara de Sorocaba

Primeiro Pet Place é inaugurado no Parque “Carlos Alberto de Souza” no Campolim