26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Advogados de Sorocaba pedem reconsideração para suspensão de propaganda de "kit covid"

Postado em: 15/04/2021

Compartilhe esta notícia:

Advogados protocolaram, nesta quinta-feira (15), uma ação popular contra a Prefeitura de Sorocaba, um pedido de reconsideração de despacho para a juíza de Direito da Vara da Fazenda Pública de Sorocaba suspender a propaganda institucional sobre tratamento precoce com a utilização de Azitromicina e Ivermectina, o chamado Kit Covid, por parte do governo municipal.

O pedido de reconsideração deve-se às publicações no portal e redes sociais realizadas na quarta, 14, pela Prefeitura, nas quais divulgou suposto "estudo", "sem base científica, e sem metodologia afirmando a eficácia do kit covid em pacientes, em atitude irresponsável, que inclusive, tornou Sorocaba manchete nacional".


Compreenda

Com o anúncio feito pelo Prefeito de Sorocaba, em 18 de março, da distribuição do Kit Covid da rede municipal de saúde, "o grupo de advogados se organizou para impedir a promoção de medicamentos que não são eficazes no tratamento contra a Covid, no dia 27 de março", diz a nota.

A ação popular foi protocolada por seis advogados, sendo: Emanuela Barros, Brian Vieira, Gabriela Vieira Marques, Air Alves Moreira Junior, Rodrigo Lovison Câmara e Marco Aurélio Galduroz Filho. No dia 8 de abril a juíza Karina Jemengovac Perez acatou apenas uma parte da ação sobre apenas para excluir o “termo de consentimento livre e esclarecido de adesão/recusa ao tratamento precoce para covid-19/síndrome gripal".

 

Caso repercutiu nacionalmente

 

A publicação da Prefeitura de Sorocaba, que apontava "99% de tratamento precoce eficaz contra a covid-19" repercutiu em todo o Brasil, por meio das redes sociais e dos principais veículos de comunicação nacionais. 

O caso ocorreu na tarde dessa última quarta-feira (14).

O tema, que gerou críticas de diversos internautas, ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter ontem. Além disso, jornais e seus respectivos portais de notícias como Veja São Paulo, Estadão, Carta Capital, Uol e Catraca Livre também repercutiram a pauta. 

Veja abaixo 

- Veja São Paulo

Sorocaba recua após post de "estudo" sobre eficácia do tratamento precoce

veja

 

https://vejasp.abril.com.br/saude/sorocaba-recua-estudo-eficacia-tratamento-precoce/?fbclid=IwAR0ikzritwde0wpuFE3EqgQbIX-Wtbhe6D5PN8HVBAluiP0BDZBnM_G01MY

- Rede Brasil Atual 

Prefeitura de Sorocaba divulga ‘estudo fake’ sobre tratamento precoce da covid-19

rba1

 

 

https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2021/04/prefeitura-de-sorocaba-divulga-estudo-fake-sobre-tratamento-precoce-da-covid-19/

 

- UOL

Enquanto divulga tratamento precoce sem base, Sorocaba vê mortes dobrarem

uol

 

 

https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2021/04/15/uol-confere-prefeitura-sorocaba-tratamento-precoce.htm?cmpid=copiaecola

 

- Estadão


Prefeitura de Sorocaba divulga "estudo" sem critérios científicos para defender "tratamento precoce"

 

estadao

 

https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/prefeitura-de-sorocaba-divulga-estudo-sem-criterios-cientificos-para-defender-tratamento-precoce/

 

- Carta Capital 

Estudo de Sorocaba que dá 99% de eficácia a ‘kit Covid’ não seguiu métodos científicos 

cartacapital

 

https://www.cartacapital.com.br/saude/estudo-de-sorocaba-que-da-99-de-eficacia-ao-kit-covid-nao-seguiu-metodos-cientificos/#.YHct1BJnElY.whatsapp

 

- Diário do Centro do Mundo

Sorocaba choca o país ao publicar que tratamento com ivermectina tem 99% de eficácia contra a covid


dcm

 

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/sorocaba-choca-o-pais-ao-publicar-que-tratamento-com-ivermectina-tem-99-de-eficacia-contra-a-covid/

 

- Catraca Livre

Prefeitura de Sorocaba divulga estudo falso para defender kit covid

CATRACA

 

https://catracalivre.com.br/cidadania/prefeitura-de-sorocaba-divulga-estudo-falso-para-defender-kit-covid/?utm_source=Twitter&utm_medium=Redes%20sociais&utm_campaign=dlvrit


Nas plataformas digitais, circularam memes que satirizaram o levantamento apontado pela prefeitura

 

Veja alguns

1f4777ca-41f9-4fac-9b76-852206a0382b

 

covid

a76abac5-cd83-4fda-8a8b-ea56b0d63486330f2d0d-f75e-4a32-adb8-fd5905d5bbdc

8fbd57aa-fb2d-4561-8f24-4d3a19fe15a4

 

Nessa última quarta-feira, a Prefeitura de Sorocaba, por meio de suas redes sociais, publicou três imagens em arte para divulgar "a eficácia do tratamento precoce contra covid-19", veja, em ordem, quais foram as postagens: 

Primeira postagem

1-corte

Segunda postagem

2-corte

Terceira (e última) postagem

3-corte

 

Entenda

 

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba teve dor de cabeça nesta quarta-feira (14), após a postagem de que o tratamento preventivo oferecido pela Secretaria de Saúde do município teria 99% de eficácia contra a Covid-19. A reação foi imediata.

 

Internautas de diversas partes do país atacaram a postagem, com comentários que iam desde a dúvida à comprovação da profilaxia quanto a piadas e tiradas de sarro.

 

A negatividade fez a Secom modificar a postagem três vezes. Mesmo assim, o resultado seguiu naufragado. Entidades como o Simesul (Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil/Sorocaba) e diversos vereadores da cidade cobraram um posicionamento oficial do Poder Público Municipal.

 

Segundo nota da Prefeitua, desde o dia 19 de março, o município conta com o protocolo de tratamento precoce contra a Covid-19. “Os médicos da rede de saúde municipal podem, a seu critério técnico e de acordo com cada caso individual, prescrever os medicamentos aos pacientes com suspeita da Covid, para iniciar o tratamento de maneira precoce. Os pacientes podem aceitar fazer o tratamento, ou não, também à sua livre escolha”.

 

A Secretaria da Saúde prosseguiu, dizendo que a prescrição do tratamento precoce da Covid-19 conta com os seguintes medicamentos: Azitromicina e Ivermectina e, se necessário, conforme orientação médica, também podendo incluir Paracetamol, Dipirona e/ou Metoclopramida.

 

“Um levantamento preliminar feito pela SES monitorou 123 pacientes com sintomas da doença, após 10 dias do início do tratamento com os medicamentos Azitromicina e ou Ivermectina. Desses, 122 apresentam-se curados em domicílio, após o período de transmissibilidade”.

 

De acordo com a pasta, "um paciente, que tinha tomado apenas um comprimido das medicações, veio a óbito e já era um caso moderado quando procurou a unidade de saúde e iniciou o tratamento. No questionário do levantamento preliminar, continham informações sobre os medicamentos que usou; fatores de risco; melhora clínica com o tratamento; necessidade de internação ou não e busca por serviço de urgência”.

 

O levantamento preliminar, ainda conforme a Prefeitura de Sorocaba, "apresentou uma taxa de letalidade de 0,81% entre os pacientes monitorados. Atualmente, o índice de letalidade é de 2,7% na cidade de Sorocaba, abaixo da taxa estadual, que é de 3,2%. Até o momento, 1.113 pacientes optaram pelo tratamento precoce na cidade".

 

“Os dados são preliminares, mas observamos uma melhora e a recuperação dos pacientes, que têm relatado, pelo telemonitoramento, que não apresentam sintomas graves ou complicações. Estamos tendo sucesso e vamos continuar acompanhando os pacientes e observando as estatísticas”, disse o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues.

 

“Essa ação faz parte do conjunto de medidas que a Prefeitura adotou contra a Covid, junto com a ampliação de leitos, a reorganização da rede assistencial, a campanha de vacinação, as barreiras sanitárias, os feriados emergenciais, entre outras no enfretamento da pandemia”, completou o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).

 

Vereadores e instituições repercutem caso


A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção Sorocaba, questionou o prefeito Rodrigo Manga sobre o anúncio postado em redes sociais segundo o qual o tratamento precoce contra a Covid-19 teria alcançado 99% de eficácia. No documento, o presidente da entidade, Márcio Leme, pede que Manga esclareça qual a fonte em que o levantamento divulgado se baseou, qual a metodologia aplicada, e também o protocolo aprovado em comitê de ética em pesquisa. 


O Simesul (Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Cidades da Região) disse que voltou a questionar a eficácia do tratamento precoce contra a Covid-19, implantado pela Prefeitura de Sorocaba, nas Unidades Básicas de Saúde do município. Além disso, a entidade ressalta que o suposto estudo realizado e divulgado pelo Poder Público, nesta quarta-feira (14), "não pode ser levado em consideração, pois foi feito de forma preliminar e com amostragem muito baixa". "A Prefeitura de Sorocaba comete um grande erro ao divulgar à população um estudo preliminar e sem credibilidade científica, especialmente em um momento tão crítico da pandemia. Isso é uma temeridade!", afirma o sindicato na nota.


Unidos, os vereadores Francisco França, Salatiel Hergesel, Iara Bernardi e Fernanda Garcia acionaram o Ministério Público por "crime contra a saúde pública em caso do tratamento precoce contra a covid". "Pedimos que se instaure investigação sobre a conduta da Prefeitura Municipal de Sorocaba e do Prefeito Rodrigo Manga, que se utilizaram da estrutura institucional para disseminação de dados pseudocientíficos para referendar a existência de nexo causal entre a cura de pacientes contaminados por COVID-19 e o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra essa doença, expondo os cidadãos a charlatanismo e risco de vida, na medida em que se sentirão seguros a descumprirem medidas sanitárias necessárias para prevenção contra o Coronavírus por se sentirem ´protegidas´ por um tratamento precoce sabidamente ineficaz", escrevem os parlamentares em sua representação.
 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paço descumpre medida judicial e paciente aguarda medicamentos para anemia

Romu detém traficante com mais de 600 porções de drogas na Vila Astúrias

PM prende 5 pessoas durante operação contra aglomeração e pancadões

Número de mortes por coronavírus sobe para 28 em Sorocaba

"Parasita" surpreende e incomoda ao retratar abismo criado por desigualdade social

18º Mutirão de Empregos Sorocaba disponibiliza mais de duas mil oportunidades de trabalho