23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro visita Iperó nesta quarta para início da montagem de reator nuclear

Arquivo / Agência Brasil
Postado em: 20/10/2020

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visita, nesta quarta-feira (21), o Centro Experimental Aramar, em Iperó, para acompanhar o início da montagem do reator do Programa Nuclear da Marinha. O evento ocorre a partir das 10 horas, no complexo do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE), onde o protótipo em terra da planta de propulsão nuclear está sendo construído.

O início da montagem do reator corresponderá ao chamado “batimento de quilha”, tradição naval que representa o início da construção de um navio. No caso da planta nuclear, a tradição será seguida com a instalação de uma sela fixa sobre o inserto metálico do vaso de contenção, que também é chamado de “Bloco 40” no LABGENE.

Além de Bolsonaro, o evento contará com o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, além de outras autoridades e representantes de órgãos, instituições e empresas participantes do Programa Nuclear da Marinha.

Nas próximas etapas do programa, o reator, os turbogeradores, o motor elétrico e outros sistemas similares aos de um submarino com propulsão nuclear serão testados de forma controlada no LABGENE, com objetivo principal de se validar, de forma segura, a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes de sua instalação a bordo do submarino.

Ao final dos testes, um reator similar ao que começa a ser montado no LABGENE será instalado no submarino “Álvaro Alberto”, no Complexo Naval de Itaguaí, Sul do estado do Rio de Janeiro, onde já estão sendo construídos ou testados os quatro submarinos com propulsão dieselelétrica também previstos no PROSUB: o “Riachuelo” (S-40), o “Humaitá” (S-41), o “Tonelero” (S-42) e o “Angostura” (S-43).

Visita a Campinas

O presidente também visita a cidade de Campinas nesta quarta-feira, para a cerimônia de abertura da primeira linha de luz Sirius. Na sexta-feira (23), irá para Iperó, na região de Sorocaba (SP). O Sirius é a mais complexa infraestrutura científica do país. Localizado no município paulista, o laboratório integra o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais).

O aparelho pode analisar a estrutura e o funcionamento de estruturas micro e nanoscópicas, como átomos, moléculas e vírus. É como se os pesquisadores pudessem tirar um raio-x em três dimensões de materiais e partículas pequenas e densas, como rocha, aço e até neurônios.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação da PF contra sonegação fiscal em Sorocaba bloqueia R$ 78 milhões

Venezuelanos e brasileiros se confrontam nas ruas de cidade de Roraima

Moro diz à PF que foi alvo do gabinete do ódio e liga Carlos Bolsonaro a grupo investigado

Mulher que acusa Neymar não citou camisinha em 1º depoimento

STF forma maioria para arquivar pedido de investigação de cheques a Michelle Bolsonaro

Colégio Ser e o início do ano escolar: diálogo com o educador Gandhy Piorski