01 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Escolas notificadas pelo Procon reduzem mensalidades em Sorocaba

Agência Sorocaba
Postado em: 21/05/2020

Compartilhe esta notícia:

O Procon Sorocaba, vinculado à Secretaria Jurídica (Saj), recebeu até a última quarta-feira (20), 84 respostas referentes às notificações de ajuste de preço de mensalidades direcionadas aos 166 estabelecimentos particulares de ensino da cidade. Das notificações já respondidas, 86% proporcionaram redução nos valores após mudanças da estrutura pedagógica. Essas notificações ocorreram após a divulgação da nota técnica, publicada no último dia 05, com a ciência do Ministério Público, visando orientar sobre a continuidade dos contratos e as políticas de ensino a distância.

Dessas 84 respostas, as 34 referentes as instituições de berçário e educação infantil, proporcionaram reduções nos valores das mensalidades. Sobre as instituições de ensino fundamental e médio, das 45 respostas, 38 concordaram com a redução e 7 delas não proporcionaram nenhum desconto. Já 4 das 5 faculdades e universidades que responderam as notificações não proporcionaram redução do valor da mensalidade.

De acordo com o Superintendente do Procon, Carlos Rocco, as instituições que não proporcionaram descontos terão que apresentar esclarecimentos complementares. Segundo disse, a mera alteração da modalidade de ensino, de presencial para a distância, induz redução de custos. Rocco garante que o Procon analisará detalhadamente as planilhas de custos recebidas, “pois é direito do consumidor, nesse caso, o reequilíbrio contratual. Não podemos admitir que se exija dele o cumprimento de vantagem manifestamente excessiva, ainda mais em tempos de calamidade”, acentuou. Conforme alegou, a prática configura conduta abusiva e é passível de multa, além de serem encaminhados os casos irregulares ao Ministério Público para que sejam adotadas as providências cabíveis.

Negociação

Durante o mesmo período de trabalho do Procon, foram recebidas quarenta solicitações individuais para renegociação de condições contratuais junto a escolas. Destas, 27 foram respondidas, com 85% de propostas de acordo como: concessão de desconto, parcelamento de débitos em atraso sem juros, manutenção dos descontos de pontualidade e cancelamento de contrato sem multa rescisória. Outras três estão em tratativas e dez ainda encontram-se em prazo de resposta.

Atendendo à recomendação feita em nota técnica, as instituições responderam que já disponibilizaram meios de negociação aos consumidores, de modo a que, primeiramente, devem procurar o fornecedor nesses canais. Mediante insucesso, aí sim, o Procon pode ser acionado pelo https://consumidor.gov.br/, ou pelo WhatsApp do Procon – (15) 99198-2958 sobre dúvidas e esclarecimentos. Além desses, o órgão ainda dispõe de um aplicativo: Procon Sorocaba (baixado gratuitamente no sistema Android) e o site oficial: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Flávio Bolsonaro admite que Queiroz pagava suas contas pessoais, mas nega uso de dinheiro ilícito

Urbes realiza conscientização sobre os riscos de dirigir alcoolizado

Coala resgatado de incêndio na Austrália morre por queimaduras

Cras oferece capacitação para jovens ingressarem o mercado de trabalho

Péricles critica Crespo por tarifa de ônibus do “Domingão”: “pega-trouxa”

Prefeitura divulga quitação de todos os débitos da saúde, mas volta atrás