24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura divulga quitação de todos os débitos da saúde, mas volta atrás

Agência Sorocaba
Postado em: 14/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Depois de divulgar a informação de que tinha quitado todos os débitos com prestadores de serviços de saúde, a Prefeitura de Sorocaba voltou atrás e alegou “imprecisão” na afirmação.

O Executivo, através da Secretaria de Comunicação, havia dito que tinha conseguido colocar em dia todos os repasses da área.

Depois, a pasta enviou uma nota de esclarecimento à imprensa alegando “imprecisão” na informação e afirmando que a maioria, e não todos os débitos, tinham sido quitados.

A prefeitura ainda deve a alguns prestadores de serviço, como o Banco de Olhos de Sorocaba.

O Executivo disse que esses débitos vão ser quitados o mais breve possível, seguindo uma programação de pagamentos da Secretaria da Fazenda.

Na nota de esclarecimento, a prefeitura pediu desculpas e disse que trabalha para conseguir, no menor prazo possível, não atrasar pagamentos.

Depois da correção, além de dizer que quitou a maioria dos débitos, o Executivo ainda atribuiu à gestão do prefeito José Crespo a responsabilidade pelos atrasos. Segundo a prefeitura, houve um “gasto não esperado” na gestão anterior.

Confira a íntegra da nota da Prefeitura:

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, anunciou na tarde desta sexta-feira (13), em seu gabinete, que a Secretaria da Saúde (SES) conseguiu colocar em dia os repasses com a maioria dos prestadores da pasta. Após assumir o comando do poder Executivo, em agosto último, os pagamentos encontravam-se atrasados por conta de um gasto não esperado pela antiga gestão.

Durante o anúncio da prefeita, estavam presentes o presidente do Conselho da Administração da Irmandade da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, e o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), Milton Palma.

Segundo Jaqueline Coutinho, essa gestão busca o melhor para a cidade de Sorocaba. “Assumimos a Prefeitura com inúmeros atrasos nos repasses da saúde. Com muito empenho e organização, estamos cumprindo com nossa obrigação de pagar nossos prestadores dentro do vencimento, de forma gradativa”, ressaltou a prefeita.

O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, destacou a força-tarefa realizada pela pasta em constante contato com a Secretaria da Fazenda para que os pagamentos voltassem a ser pagos sem atrasos. “Nosso propósito de que não falte assistência à saúde da população está sendo cumprindo. Nos organizamos e estamos pagando em dia a Santa Casa e a maioria dos prestadores”, explicou.

Padre Flávio mostrou-se bastante agradecido com a notícia e comentou sobre a importância de receber em dia os repasses. “Vamos conseguir pagar o décimo terceiro aos nossos profissionais e continuar oferecendo uma assistência de qualidade aos pacientes do SUS”, destacou.

A Prefeitura de Sorocaba informa que prestadores como o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), ainda possuem repasses pendentes de recebimento e estão na programação de pagamento da Secretaria da Fazendo para serem efetuados o mais breve possível.

Proximidade com o Estado

O ex-secretário da Saúde de Sorocaba e atual diretor da DRS 16, Milton Palma, também esteve no gabinete da prefeita Jaqueline Coutinho para se colocar à disposição na parceria Estado e Município. “Fiquei muito feliz pelo convite da prefeita e do secretário Ademir para estar aqui. Nosso objetivo na DRS é estreitar os laços e colaborar com a saúde pública em prol da população”, pontuou Milton.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça nega pedido de Crespo para testemunhas ausentes serem ouvidas

TSE começa a julgar ações contra Bolsonaro por abusos no 7 de setembro

Ingressos gratuitos para o show de lançamento da turnê de Mirella Vallandro já estão disponíveis

Prefeitura de Sorocaba interdita casa de tratamento para dependentes químicos na Zona Leste

Bolsonaro cogita cancelar viagem à Itália por surto de coronavírus

Unimed segue com 100% de leitos de UTI ocupados com Covid-19