18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Urbes realiza conscientização sobre os riscos de dirigir alcoolizado

Foto: divulgação
Postado em: 24/02/2022

Compartilhe esta notícia:

A Urbes – Trânsito e Transporte iniciou, nesta quarta-feira (23), uma ação especial para conscientizar sobre a imprudência e os riscos de o motorista dirigir alcoolizado. A primeira abordagem aconteceu na Praça Dom Tadeu Strunck, no Centro, com início às 13h30, sendo realizada de forma lúdica, nos intervalos semafóricos.

 

A atividade consiste em uma encenação, feita por um grupo de arte-educadores, transmitindo mensagens educativas sobre os inúmeros riscos envolvidos no uso de bebida alcoólica quando se está ao volante. Há personagens fantasiados de garrafa de cerveja, carro e, até mesmo, a figura da morte. A apresentação é finalizada com o descerramento da uma faixa com os dizeres: “Juntos salvamos vidas. Nunca dirija depois de beber”.

 

Altair Farias é agente de trânsito e está encarregado do setor de Educação da Urbes. Ele explica sobre a importância dessa ação, para evitar acidentes de trânsito. “As iniciativas do programa ‘Álcool x Direção’ têm por objetivo reforçar os perigos de dirigir alcoolizado e alertar sobre as fatalidades que isso pode ocasionar. Assim, é imprescindível a conscientização da população”, acrescenta.

 

A enfermeira Liliane Bastos passava pelo local da ação educativa e, para ela, “é uma forma diferente e chamativa de destacar o perigo de dirigir sob o efeito do álcool”. O construtor Carlos Rafael também passou pelo local na hora da atividade. “Todo projeto que seja em benefício da preservação da vida é interessante a todos”, pontua.

 

Para Cibele Soares, gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, a única maneira de se ter segurança no trânsito é seguindo as leis. “Tomando sempre decisões corretas, baseadas no bem comum”, completa.

 

As abordagens da equipe educativa sobre o tema ‘Álcool x Direção’ prosseguem no dia 24/2, das 9h às 11h, com uma blitz na Avenida Brasil, altura do nº 533, na Vila Carvalho e, após, no cruzamento da Avenida General Osório com a Avenida Adhemar de Barros, das 13h30 às 15h30. No dia 25/2, as atividades acontecem na Avenida Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros), das 16h às 18h; no dia 26/2, na Avenida Antônio Carlos Comitre com a Avenida Washington Luiz, das 14h às 16h, e no dia 28/2, na Avenida Armando Pannunzio, 1.601, das 11h às 13h.

 

Outras ações

 

Destaque também na programação da Urbes desta semana foi a realização, na última segunda-feira (22), de uma blitz educativa para alertar os motoristas em relação ao limite de velocidade nas vias públicas. Durante a ação, 143 pessoas que passavam pela Avenida Dom Aguirre, próximo ao Parque das Águas, foram abordadas e receberam material informativo.

 

“Temos como foco proteger as pessoas no trânsito e trabalhamos com a possibilidade de mudanças de comportamentos e atitudes, aperfeiçoando a construção de uma cultura de segurança, por meio da realização contínua de programas, projetos e ações educativas, com metodologias diversas para atingir diferentes públicos”, completa a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Menina que engasgou com jabuticaba em CEI morre em Sorocaba

Votorantim abre agendamento de dose adicional para pessoas com 85 anos ou mais de idade  

Nunca pagou INSS? Saiba que idosos e deficientes podem conseguir um salário

Mesários de 23 estados receberão auxílio por aplicativo do BB

Os melhores filmes da década

Sorocaba inicia Campanha de Multivacinação nesta sexta-feira