28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Campanha da Fraternidade, carnaval e tragédia no litoral norte, os temas destaques da semana no Brasil - veja a coluna de Vanderlei Testa

ARTE: VT
Postado em: 24/02/2023

Compartilhe esta notícia:

Esta semana que estamos completando de segunda até o domingo, dia 26 de fevereiro, foi uma das mais controversas em notícias na imprensa. O carnaval alegria que começou oficialmente no dia 18, trouxe às ruas do Brasil milhões de pessoas com suas fantasias e disposição para enfrentarem horas seguidas de movimentação física em danças e consumo de bebidas. No Rio de Janeiro, como em São Paulo, o sambódromo abriu o portão de acesso às Escolas de Samba com os seus enredos que iam de cangaceiros até a homenagem a cantores, como Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. Uma atração vista por brasileiros e pessoas de vários países do mundo através da televisão. Milhões de reais em fantasias e carros alegóricos desfilando do anoitecer até o amanhecer do dia seguinte. A disputa pela vitória do desfile em São Paulo, como no Rio de Janeiro, foi finalmente anunciada com a eleição das escolas, Mocidade Alegre (SP) e Imperatriz Leopoldinense (RJ).

 

 

Em Sorocaba, o carnaval se limitou aos blocos de rua e nos clubes que promoveram bailes aos seus associados. Com a eleição do Rei e Rainha do carnaval 2023, a cidade ainda pode festejar com o apoio dos sambistas uma festa restrita sem o desfile das escolas pelas avenidas. Era para ser no Parque das Águas, mas as chuvas e inundações deram o toque de recolher nas escolas e tudo foi cancelado. Tão logo terminou a batucada do samba na quarta-feira, dia 22 de fevereiro, nas primeiras do dia, as igrejas católicas iniciavam a chamada Quarta-Feira de Cinzas. Celebrações nas 59 paróquias da arquidiocese e em dezenas de comunidades levaram milhares de fiéis para essa tradicional data que marca o início do tempo quaresmal. São 40 dias de busca da conversão, penitência e jejum, aliadas em si como metas aos cristãos.  A abertura da Campanha da Fraternidade às 12 horas da quarta-feira, 22, deu-se na matriz Catedral Metropolitana de Sorocaba em missa presidida pelo arcebispo Dom Julio Endi Akamine. O tema “Fraternidade e Fome” instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2023, com o lema: “Dai vós mesmo de comer” foi destacado aos fiéis que lotaram a Catedral. Dom Julio Akamine, que completou seis anos de episcopado em Sorocaba no dia 25 de fevereiro, destacou a Coleta Nacional da Solidariedade, como ação concreta de arrecadação da Campanha da Fraternidade. A coleta será realizada no dia 2 de abril em todas as paróquias da arquidiocese.

 

 

E para completar a semana bastante agitada, o litoral Norte, com as suas praias cercadas por morros e muitas habitações improvisadas em meio à mata, sensibilizou o Brasil com a maior tragédia da sua história litorânea. Até este final de semana (26 de fevereiro) já foram contabilizadas mais de 47 mortes. Milhares de desabrigados estão recebendo a ajuda dos brasileiros e das autoridades civis e militares que estão 24 horas por dia ao lado do povo. Em Sorocaba foram arrecadadas mais de 20 toneladas de alimentos.

 

 

Conversei em Sorocaba, com uma família que foi passar o carnaval em Boiçucanga, na região litorânea de São Sebastião. Alguns dos casais que estavam juntos nessa triste experiência, voltaram à cidade. Segundo Ricardo, a sua família onde estava hospedada, pode sair ilesa. Todos os cinco casais de Sorocaba, graças ao local de seus chalés alugados conseguiram  passar  quatro dias, com chuvas fortes, mas sem inundações. No entanto, eles contaram que passaram muito medo, devido estarem ao lado de um rio e na base de uma montanha que teve sua vegetação e terra abalada com os temporais e enchentes. Eles tiveram que esperar até a quarta-feira, 22, para retornarem a Sorocaba, com duração de oito horas de carro, quando o normal seria no máximo 5 horas. Puderam ver na Rodovia dos Tamoios as enormes pedras que caíram na estrada, interditando as pistas e dificultando a passagem dos veículos. Uma experiência que não será esquecida, dizem os turistas sorocabanos.

 

 

O mês de março está começando e com ele, chega à homenagem ao Dia das Mulheres (8) e muita esperança para as chuvas pararem de inundar as cidades e dar mais tranquilidade aos desabrigados. Um mês de Campanha da Fraternidade, com amor e misericórdia e a esperança de recomeçar a vida no Brasil com otimismo. E o carnaval, que para muitas pessoas ainda continua com os desfiles neste final de fevereiro, como na Bahia e Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

 

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no portal do jornal Ipanema.com.br

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo filme da franquia de terror “Halloween” traz de volta vilão Michael Myers

Vila Carol e Vila Fiori terão abastecimento de água interrompido por obras do BRT

Covid-19 avança de novo no interior de SP, que já vê fila de espera por vaga em hospital

"A gente tá virando muito voto", diz Vinicius Aith sobre reta final de campanha de Bolsonaro

Aeroporto de Sorocaba era usado por grupo para transportar drogas rumo à Europa, aponta polícia

Polícia apresenta detalhes de assassinato de estudante encontrada no rio Sorocaba