15 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Banco de Olhos de Sorocaba registra números recordes em captação de córnea em 2023

Foto: Divulgação
Postado em: 30/01/2024

Compartilhe esta notícia:

O BOS registrou um número recorde em captação de córneas em 2023. Ao todo, o hospital recolheu 15.206 córneas, 978 a mais que em 2022. A quantidade representa um aumento de 6%. Mesmo após anos de pandemia, o hospital conseguiu superar as dificuldades, ampliou as unidades de captação e o atendimento público e privado.

 

A instituição também conseguiu diminuir a fila de espera por transplantes de córnea no estado de São Paulo. Os números registrados em 2023 são, aproximadamente, sessenta e uma vezes superiores ao primeiro ano de captação de córneas do Banco, em 1984, quando foram recolhidas 248 doações.

 

Em quase 40 anos de história, o BOS recebeu mais duzentas e vinte e três mil doações e realizou mais de 45 mil transplantes de córnea. Os procedimentos atenderam a rede pública e privada. A grande razão para a recuperação é o investimento da telemedicina e trabalho da equipe de planejamento para conseguir atender uma demanda reprimida por conta da pandemia. 

 

Atualmente, o BOS, além de estar em Sorocaba, tem equipes atuando em Campinas, Piracicaba, Jundiaí até o Vale do Paraíba. Também há uma unidade na capital (São Paulo), que fica no Hospital do Tatuapé. O BOS foi pioneiro na implementação de um banco de olhos com padrão internacional.

 

A capacidade técnica permitiu uma evolução constante na formação de profissionais e na qualificação, até para outros estados e países. O Banco de Olhos de Sorocaba promove a campanha "Quem ama doa", que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de ser doador de córnea.

 

A conscientização tem ajudado a zerar a fila de transplantes, que já chegou a ter uma estimativa de cinco anos de espera. Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Decreto municipal regulamenta mudança de Votorantim para a fase verde do Plano SP

Operação conjunta interdita quatro adegas que operavam irregularmente em Sorocaba

‘Chamar estudante de massa de manobra é coisa de imbecil’, diz Lobão sobre Bolsonaro

Sorocaba é destaque nacional no atendimento de saúde a gestantes na rede pública

Aumento do consumo em 25% faz Saae alertar população para economia de água

Volta às aulas em Sorocaba não será em 8 de setembro