Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Governo Manga estuda a viabilidade de reutilizar resíduos de construção civil para o "Casa Digna"

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 23/02/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, representada pelos secretários da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Tiago da Guia, e do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antonio Prieto, se reuniu nesta segunda-feira (dia 22) com o presidente da Cooperativa dos Trabalhadores da Construção Civil de Sorocaba e Região, Erculano Ramos Filho, para dar início às tratativas para viabilizar a reutilização de resíduos da construção civil no programa Casa Digna.


O intuito da atual Administração Municipal é formular um projeto que reverta, inicialmente, a sobra de construção de blocos de vedação às famílias que são atendidas nesse amplo programa de regularização fundiária. “Com esses blocos, poderemos possibilitar melhorias habitacionais para as famílias em situação de vulnerabilidade social e permitir que o projeto ‘Lotes Sociais’ seja viabilizado aos moradores de áreas de risco, que hoje são atendidos no auxílio-moradia”, explica o secretário Tiago da Guia.


O chamado ‘Lotes Sociais’ foi instituído pela Lei Municipal nº 12.084/2019 e prevê o atendimento de pessoas provenientes do auxílio-moradia, com a doação de terrenos públicos com toda a infraestrutura necessária, como água potável, saneamento básico, iluminação, coleta de lixo, dentre outros serviços.


Além disso, em parceria com universidades, estudantes de arquitetura e técnicos da Sehab desenvolverão e ofertarão protótipos de plantas sociais, que vão variar conforme o perfil e as necessidades de cada família, para que elas já tenham uma base de edificação para ser construída. Além disso, os moradores receberão um levantamento prévio da quantidade de material necessário e o custo previsto da obra.


Além de atender o programa Casa Digna, amparando as famílias sorocabanas que mais precisam ao direito da moradia, a reutilização desses blocos de vedação será um gerador de empregos diretos e indiretos na cidade, assim como reduzirá os impactos no Aterro de Inertes, na medida em que ampliará a reciclagem de resíduos da construção civil em Sorocaba. “Primando pela inovação e sustentabilidade, buscamos diversas alternativas para que ações do presente sejam oportunidades no futuro”, finaliza o secretário Tiago.


A Sehab está localizada na Rua Souza Pereira, 448, 2º andar, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-7287 ou pelo e-mail: sehab@sorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Família encontra corpo de menino de 14 anos enterrado em quintal

Aumenta para 23 o número de casos confirmados de coronavírus em Sorocaba

Queiroz depõe e diz que suposto vazamento da PF não chegou até ele

Prefeitura dá início às obras de ampliação da UBS da Vila Sabiá; custo será de R$ 120 mil

Homem é detido ao tentar retirar carro na Urbes com procuração falsa

Sorocaba recebe profissionais do Mais Médicos para atuar no combate da Covid-19; só 9 compareceram