29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Como a Reforma Tributária irá impactar no IPTU do seu imóvel?

Foto: Divulgação
Postado em: 27/03/2024

Compartilhe esta notícia:

Com as mudanças previstas pela Reforma Tributária, sistema de arrecadação do IPTU sofrerá alterações nos municípios, conforme explica o advogado Dr. Alexandre Ogusuku, especialista em Direito Tributário do Ogusuku e Bley Advogados Associados, em Sorocaba/SP.


A Reforma Tributária irá causar diversas mudanças na economia do país e uma delas diz respeito ao sistema de arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que, a partir de janeiro de 2024, poderá ser definido por decreto do Executivo Municipal. Anteriormente, o mecanismo era decidido pelas Câmaras dos Vereadores e demandava participação pública. 


A proposta prevê a alteração da base de cálculo do IPTU, por meio de Decreto Municipal, a partir de critérios gerais previstos em lei. Sendo assim, o chefe do Executivo, o prefeito, poderá aumentar ou diminuir o valor do imposto, sem a autorização da Câmara.  


Para o advogado especialista Dr. Alexandre Ogusuku, do escritório Ogusuku e Bley Advogados Associados, de Sorocaba/SP, a medida, embora dê mais flexibilidade aos municípios, exige confiança no Poder Público. “Por isso, é importante que comecemos a dialogar com os prefeitos, para garantir que essa mudança não impacte negativamente na vida econômica da população, evitando aumentos brutais do imposto”, declara.


Por depender apenas de decreto do prefeito, o processo de cálculo do IPTU será mais ágil e, com isso, em tese, conseguirá se adaptar à realidade imobiliária de cada região de forma mais rápida, identificando áreas valorizadas e recalculando o imposto.

 
“No entanto, é importante entender que a definição do valor não é uma decisão política, e conta com o parecer de engenheiros e auditores fiscais qualificados, além da adoção de recursos tecnológicos, buscando tornar o valor cobrado justo para todas as esferas da população”, conclui Dr. Alexandre Ogusuku. 


Para mais informações, acesse: www.ogusukuebley.com.br ou ligue para: (15) 3333-0340. O escritório Ogusuku e Bley Advogados Associados fica localizado na Rua Francisco Neves, 90, Parque Campolim, em Sorocaba (SP).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tarcísio e Caiado viajarão a Israel a convite de Netanyahu depois de embate do país com Lula

Orquestra Jonicler Real convida banda Skull Age em show de rock sinfônico

Secretaria de Mobilidade media reunião entre BRT e representantes de deficientes visuais

Passageiros de ônibus realizam viagem do Vitória Régia ao Campolim em menos tempo com linha do BRT

Marido de Gretchen tatua imagem da cantora no braço

PIB do Brasil cai 1,5% no 1º trimestre, início da pandemia, segundo IBGE