28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Alistamento militar vai até o fim de junho

Foto: divulgação/Gov.br
Postado em: 04/03/2022

Compartilhe esta notícia:

Jovens que completam 18 anos em 2022 tem até 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório. A informação é do diretor do serviço militar do Exército, general Eduardo Tavares Martins, entrevistado do programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (3).

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Segundo o general, os candidatos podem fazer o alistamento no pela internet. Caso o jovem não tenha acesso a internet basta comparecer a uma junta do serviço militar munido de documentos básicos de identificação como a carteira de identidade e o CPF. Quem estiver no exterior pode comparecer a uma representação consular para realizar o alistamento. Caso perca o prazo, deverá comparecer presencialmente à junta militar.

 

A seleção é composta de diversas fases. Na primeira, mais geral, são realizados testes físicos e exames médicos. Depois de uma entrevista, o candidato é designado para uma unidade onde realiza nova entrevista e, no dia primeiro de março do ano seguinte ao alistamento, ele é incorporado a uma das três Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica).

 

Restrições

 

Quem não se alista sofre algumas sanções. ‘O alistamento é um dever previsto em lei. Quando eu não estou quite com o serviço militar, a lei estabelece algumas restrições ao exercício pleno da cidadania”, disse Tavares.

 

Entre elas estão a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de trabalho ou de se inscrever ou exercer cargo público.

 

Os jovens que desejarem permanecer nas Forças Armadas podem ser incorporados em caráter temporário (por até 8 anos). Outra forma, dessa vez definitiva, de ingressas nas Forças é por meio de concurso público para oficial ou sargento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Centro de Sorocaba tem recorde de público no comércio na abertura do Natal Iluminado 2023

Sorocabano participante do ‘The Voice Brasil’ avança de fase no reality

Pais querem eletrônicos de presente, mas vão ganhar roupas, indica pesquisa

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do projeto ‘Momento de carreira’

Bolsonaro diz que ficou com pecha de genocida por defender a cloroquina

SAMU atende temporariamente pelo 193