28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pais querem eletrônicos de presente, mas vão ganhar roupas, indica pesquisa

Foto: Agência Brasil
Postado em: 03/08/2023

Compartilhe esta notícia:

Ana Paula Branco, FOLHAPRESS

 

Uma pesquisa com filhos aponta as diferenças entre expectativas e realidades para o presente dos Dia dos Pais neste ano.


Enquanto a maioria dos pais (52%) gostaria de ganhar produtos eletrônicos, como celulares, TV, notebooks e caixas de som, quase metade dos compradores (43%) optaram por dar roupas.


Segundo o levantamento do Google, apenas 22% dos entrevistados pretendem comprar ou já compraram algum tipo de produto eletrônico para presentear no próximo domingo (13).


Além dos eletrônicos, a lista de desejos dos pais é completada por itens de moda (22%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (17%), bebidas, cestas ou experiências (14%), itens para casa (14%) e produtos de beleza e perfumaria (13%).


Os pesquisadores afirmam que este contraste pode ser explicado por outro dado presente no levantamento, que demonstra as dificuldades que os compradores têm na hora de escolher presentes para o Dia dos Pais. Entre as principais estão saber o que a pessoa gostaria de ganhar e encontrar algo no valor que está disposto a gastar.


Como reflexo dos desafios de presentear, 28% afirmaram que vão pedir ajuda de outra pessoa para escolher e comprar o presente de Dia dos Pais.


"A partir desta nova pesquisa, é possível perceber que conectar os desejos dos pais com os compradores pode ser uma oportunidade para ampliar e inovar nas categorias compradas na data e ainda diminuir a dificuldade na escolha do presente. É uma relação vantajosa para todos os envolvidos e que pode, inclusive, facilitar as escolhas dos presentes nas próximas datas", diz Antonella Weyler, especialista de insights para o segmento de varejo do Google Brasil.


O levantamento foi baseado em entrevista com 1.000 brasileiros com acesso à internet e que pretendem comprar ou já compraram presentes de Dia do Pais neste ano. As sondagens foram feitas de 26 a 28 de junho.


O Dia dos Pais é comemorado desde 1909 nos Estados Unidos, quando a filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana decidiu homenagear o pai.


No Brasil, a comemoração começou em 1953, pensada pelo publicitário Sylvio Bherin. Ele escolheu o dia 16 de agosto, que pelo calendário da Igreja Católica é dia de São Joaquim, pai de Maria. Anos depois, ficou estabelecido no país o segundo domingo do mês de agosto como Dia dos Pais.


A data é uma das mais relevantes para o comércio. Em 2022, as vendas de presentes para os pais tiveram o melhor resultado desde 2021, uma alta de 7% no varejo físico na comparação com 2021, de acordo com o Serasa Experian.


Segundo a ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), as estimativas para este ano são igualmente positivas. Com mais de 110 marcas associadas, a entidade afirma que as baixas temperaturas do inverno devem impactar nas vendas dos artigos de frio, que tem maior valor agregado.


"Essa é uma data que são registradas boas vendas. Entre os itens mais procurados estão camisetas, calças jeans, camisas e bermudas. Tênis e sapatos também estão na lista de presentes", diz Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo de SP encaminha à Alesp projeto para tornar lei o programa Dignidade Íntima

Garoto de 14 anos tenta fugir de moto e até nada em lago para não ser detido pela PM

Apesar de fala de Bolsonaro, Anvisa mantém regra restritiva para receita de cloroquina

Nova edição do Pedala Rio Sorocaba faz parte da programação do 21º aniversário da APA Itupararanga

Manga vai a ato na Raposo Tavares, parabeniza manifestantes e reza "Pai Nosso"

Confira eventos relacionados a economia que foram cancelados pelo Coronavírus no Brasil