O vereador Ítalo Moreira (PSC) testou positivo para a covid-19. A informação foi postada nesta manhã de segunda-feira (14), em suas redes sociais.
"O vereador está em quarentena e a pedido dele nenhuma agenda foi cancelada. Ele seguirá trabalhando de maneira remota para honrar os 2866 votos a ele confiados. Pedimos a oração de todos para que ele e todos aqueles que foram atingidos por essa doença vençam o mais rápido possível essa batalha", diz o texto no Facebook.
O vereador e presidente da Casa de Leis, Cláudio Sorocaba, também testou positivo para a doença e seguia quarentena em sua casa, em isolamento. "Aqui em casa minha família e eu estamos cada dia melhores, com a graça de Deus [...]. Peço ao Senhor que abençoe a cada pessoa que se preocupou comigo e com a minha familia, e vamos continuar nessa corrente de oração pelos que ainda lutam contra a covid, seja em casa ou nos hospitais", diz uma nota postada em sua página oficial no Facebook na última quinta-feira (10).
Trabalhos da Câmara
Em razão da necessidade de readequar, de forma constante, as medidas adotadas para combater a pandemia de Covid-19, as sessões ordinárias da Câmara de Sorocaba serão realizadas, excepcionalmente, de forma virtual até o dia 30 de junho próximo, sempre às terças e quintas-feiras no horário regimental. A medida também vale para audiências públicas, sessões extraordinárias e sessões solenes. Não haverá presença de público e a imprensa deverá acompanhar os trabalhos pelos meios digitais da Casa.
É o que estabelece o Ato da Mesa nº 25, de 11 de junho de 2021, assinado pelo presidente da Câmara, vereador Cláudio Sorocaba (PL). A mesa diretora é também composta pelos vereadores: Luis Santos (Republicanos), 1º vice-presidente; Fausto Peres (Podemos), 2º vice-presidente; Cícero João (PTB), 3º vice-presidente; Fábio Simoa (Republicanos), 1º secretário; João Donizeti Silvestre (PSDB), 2º secretário; e Silvano Jr. (Republicanos), 3º secretário.
O ato da mesa também prevê que, durante a realização das sessões solenes, será permitida apenas a presença da equipe mínima de apoio do Legislativo e do homenageado ou de um representante, no caso de homenagem coletiva. O ato também estabelece que os servidores que estavam afastados devido a comorbidades ou por idade e foram vacinados contra a Covid-19, após 15 dias do recebimento da segunda dose, deverão retomar ao trabalho presencial.
Por fim, o novo ato da mesa estabelece que seguem em vigor as determinações do Ato da Mesa 09, de 5 de março de 2021, exceto naquilo que for contrário a esta nova publicação. O referido Ato da Mesa nº 09/2021, estabeleceu um horário reduzido para o funcionamento do prédio da Câmara, das 8 às 14 horas, e a Sala de Reuniões, caso utilizada, não poderá ultrapassar o limite de dez pessoas por reunião – medidas que voltaram a vigorar na sexta-feira, 11, com a reabertura do prédio da Casa. Haverá revezamento entre os servidores, a critério de suas respectivas chefias, com parte deles trabalhando presencialmente em regime de plantão e parte em regime de teletrabalho.