20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia D de combate à dengue remove mais de 2 t de criadouros e visita 1842 imóveis

Agência Sorocaba
Postado em: 10/02/2020

Compartilhe esta notícia:

O Dia D de combate à dengue, realizado pela Prefeitura de Sorocaba neste sábado (8), removeu 2.170 kg de criadouros e visitou 1.842 imóveis. Com o empenho de três caminhões e cerca de 40 agentes de endemias, a força-tarefa ocorreu nos bairros Jd. Rodrigo, Marcelo Augusto e Luciana Maria, áreas com mais casos de dengue. O evento também contou com ações educativas em 20 pontos da cidade, com a colaboração de aproximadamente 300 servidores na distribuição de panfletos informativos sobre a dengue e na emissão de mensagens sobre o combate do mosquito, com faixas e bandeiras nos semáforos de Sorocaba.

A realização teve como objetivo promover a conscientização da população e, também, realizar uma força-tarefa na remoção de criadouros. Sorocaba já registrou 104 casos da doença e está em estado de epidemia.

Na praça Cel. Fernando Prestes a população conferiu uma exposição da Zoonoses com larvas, mosquitos, jogos lúdicos sobre o tema e o “mosquitão” inflável, que chamou a atenção de quem passava. A prefeita Jaqueline Coutinho esteve presente nestas ações para conferir os trabalhos e conversar com a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Ações pós Dia D

Além da grande ação do Dia D, as secretarias da Saúde (SES), Obras (Serpo), Meio Ambiente (Sema) e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) atuarão juntas numa força-tarefa para combater o mosquito. Os trabalhos de roçagem, limpeza de córrego e retirada de inservíveis e criadouros, serão feitos nas regiões dos bairros Lopes de Oliveira; Vila Angélica, Cidade Jardim e Vila Hortência, entre os dias 11 e 14 de fevereiro. A programação pode sofrer alteração por conta da possibilidade de chuva.

Operação cata-treco

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e em parceria com a SES, realizará a operação cata-treco entre os dias 11 e 14 de fevereiro. A ação ocorrerá na região dos bairros Lopes de Oliveira; Vila Angélica, Cidade Jardim e Vila Hortência, sempre a partir das 8h. A programação também está sujeita a alteração caso chova.

O objetivo da operação é eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Os materiais recolhidos serão, em maioria, sofás quebrados, eletrodomésticos velhos que não funcionam mais como geladeiras; fogões; tevês, ventiladores e micro-ondas. Além de tanques de lavar roupas, guarda-roupas, camas quebradas, pneus, latas e até vasos sanitários quebrados. A orientação é a de que os cidadãos deixem esses itens em frente de suas casas antes das 8h, horário de início da programação, para que possam ser recolhidos.

Programação de 11 a 14/02:

Região de Lopes de Oliveira – Dia 11/02 – das 8h às 15h30 – Lopes de Oliveira; Jardim Ipanema Ville; Jardim Califórnia; Sol Nascente; Luciana Maria; Luciana Maria II; Jardim Monterrey; Jardim Mercês; Jardim Mércia Maria; Jardim Itapoã; Jardim Rodrigo; Jardim Cecílio Manoel; Jardim Débora; Jardim Henrique; Jardim Marcelo Augusto; Chácara Reunida Maria; Jardim Sueli; Jardim Nogueira; Vila Helena. Vila Douglas Lara. Vila Ramon Lara Rodrigues, Vila João Rodrigues Bueno e Jardim Betânia.

Região da Vila Angélica – Dia 12/02 – das 8h às 15h30 – Vila Angélica, Jardim Planalto; Vila Louzada; Jardim Monte Santo; Vila Nicanor Marques; Vila Beatriz Rosa; Vila Elza; Vila Arnaldo Cunha; Vila Dionísia; Jardim Ana Maria; Vila Godói; Jardim Imperial; Vila São Francisco; Jardim Celisa Maria; Jardim Ipanema; Vila Angélica; Vila Pereira de Souza; Jardim Tortelli, Vila Leopoldina e Jardim Rosa Maria.

Região do Jardim Simus – Dia 13/02 – das 8h às 15h30 – Cidade Jardim; Simus I, II e III, Jardim Vera Cruz, Jardim Americano.

Região da Vila Hortência – Dia 14/02 – das 8h às 15h30 – Vila Hortência; Paes Almeida; Jardim São Bento; Vila Elfrásio; Jardim Perimetral; Bairro dos Morros, Vila Granada e Vila Hortência III.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A metade da laranja e a Campanha da Fraternidade - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Governo anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Setor de Fiscalização e GCM averiguam diferentes pontos para apurar perturbação do sossego

Homem atropela ex-mulher e a agride com socos e chutes em Sorocaba

Saae tem atendimento presencial abreviado nesta semana