O Banco de Olhos de Sorocaba emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira dia (14) a respeito da vinculação de uma matéria da TV TEM Sorocaba envolvendo o nome do BOS como autor de denúncia de suposto esquema de corrupção por parte da Prefeitura de Sorocaba e do prefeito Rodrigo Manga.
Conforme reportagem veiculada pela emissora nessa última quinta-feira, o prefeito Rodrigo Manga e outros dois ex-secretários municipais são citados em um esquema de contratação de OS para fazer gestão de duas unidades de saúde, sendo a UPA do Éden e UPH da Zona Oeste, em um possível favorecimento à Aceni. Os contratos chegam a R$ 100 milhões.
Segue abaixo a nota na íntegra do Banco de Olhos de Sorocaba:
O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), renomada instituição filantrópica com mais de 44 anos de existência, reconhecida em toda a América Latina por seu trabalho na área de oftalmologia clínica e cirúrgica, emitiu uma nota, através de seu site oficial, para manifestar que a informação veiculada pela TV Tem Sorocaba, em seu telejornal, envolvendo o nome do BOS como autor de denúncia de suposto esquema de corrupção por parte da Prefeitura de Sorocaba e do prefeito Rodrigo Manga é inverídica.
Conforme nota do BOS, "a emissora afirmou, de maneira inverídica, que as investigações em Sorocaba teriam sido abertas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) a partir de denúncia do BOS, sobre uma suposta fraude na contratação de uma empresa, a Aceni, para a administração de duas unidades de saúde da cidade. Afirmou, também, de forma inverídica, que o BOS teria aberto a denúncia por ser o antigo prestador de serviços de uma das unidades incluídas no processo".
O BOS declara, visando esclarecer os acontecimentos, "que essas informações publicadas pela emissora são inverídicas e que, em nenhum momento, a TV Tem Sorocaba entrou em contato com o BOS para apurar as mesmas".
O BOS ressalta, ainda, "que nunca deixou de primar, em toda sua história, pela ética e transparência no que tange a seus trabalhos e à sua imagem".