Neste sábado (27), das 7h às 16h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promoveu a vacinação contra a Covid-19 em 3.320 idosos de 83 anos ou mais. A ação ocorreu, por meio do sistema drive-thru, no Shopping Cidade Sorocaba, no Shopping Pátio Cianê e no Instituto Humberto de Campos. Os três pontos também contaram com posto de vacinação aos idosos que chegaram a pé.

Sorocaba recebeu nesta semana 6.410 doses de vacina Oxford (AstraZeneca) do Governo do Estado de São Paulo. A Secretaria da Saúde informa que as 3.090 vacinas restantes serão aplicadas já na próxima semana em idosos de outras faixas etárias, assim como os que estão acamados. Uma nova divulgação será feita, em breve, para informar a população.

O sistema foi organizado visando atender ao público da melhor forma, sem gerar filas, o que foi bem-sucedido. Na maior parte do dia, os três locais de vacinação não tiveram fila de veículos.

Amauri Aparecido Pereira, morador do bairro Parada do Alto, levou sua mãe Levina Leite, de 87 anos de idade, para ser imunizada, ainda na manhã deste sábado, no Shopping Pátio Cianê. “Estávamos ansiosos esperando este momento. Ela ficou todo esse tempo ‘guardadinha a sete chaves’. Agora, ficaremos mais tranquilos”, declarou.

Até o momento, Sorocaba já vacinou mais de 31 mil pessoas (quase 100% do total de doses recebidas do Estado), entre idosos com 83 anos ou mais, profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia e demais trabalhadores da saúde.

Segunda dose garantida

A segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos de 90 anos ou mais e profissionais da saúde em geral, que são aqueles que não atuam na linha de frente do combate à Covid-19, também está garantida. Esses dois públicos foram vacinados pelo município no dia 4 de fevereiro e estão dentro do prazo para o recebimento da segunda dose (28 dias).

O município também foi informado pelo Estado que as doses para a segunda aplicação nesses dois públicos devem chegar no início da próxima semana.