27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmeras no uniforme da polícia são realidade, diz secretário da Segurança de SP

Foto: Agência Brasil
Postado em: 24/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Rogério Pagnan e Mariana Zylberkan, FOLHAPRESS


O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, contou ter ido ao batalhão da Rota na semana passada em uma visita informal em que comunicou aos oficiais a decisão do governo em manter as câmeras nos uniformes da Polícia Militar.

 

O tema foi motivo de embate durante a campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que defendeu a retirada dos equipamentos mas, diante da repercussão, voltou atrás na decisão após eleito. Leia a entrevista completa de Derrite à Folha de S.Paulo.

 

"Eu tomei conhecimento realmente dos dados, dos resultados do programa das câmeras depois que eu sentei aqui como secretário, aliás, aqui uma transição. E muita coisa boa o programa apresentou. O programa coíbe o desvio de conduta, por exemplo", disse Derrite.

 

"E a conversa com a Rota foi justamente nesse sentido, para falar: "Senhores, não vamos retirar as câmeras". Ela é uma realidade", declarou. 

 

Durante a campanha ao governo, Tarcísio chegou a dizer que iria retirar a obrigatoriedade de policiais terem uma câmera nas fardas, mas depois recuou e afirmou que iria ouvir especialistas. A implantação da tecnologia teve resultados positivos na redução das mortes de suspeitos e de policiais e se tornou um novo meio de coleta de provas.


 
No início de janeiro, em sua primeira entrevista como titular da Segurança, Derrite disse a gestão iria vai rever o programa. Após repercussão, tanto Tarcísio quanto o secretário declararam que a política não seria alterada nesse momento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra quase 14 mil recuperados da Covid-19

Homem condenado por matar policial na capital paulista é preso no George Oeterer

Pré-candidato a prefeito, Renan Santos quer ´estabilidade política´ e ´Sorocaba do futuro´

Polícia Federal intima Bolsonaro a depor em investigação sobre trama golpista

Tático Ostensivo Rodoviário detém 10 pessoas por falsificação de cervejas

Com Moro, indústria articula reduzir número de sindicatos