26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

População pode se inscrever em atividades culturais on-line gratuitas a partir da próxima terça-feira

Foto: Paula Poltronieri/Divulgação Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Postado em: 05/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Os sorocabanos com idade a partir de 16 anos poderão se inscrever, a partir da próxima terça-feira (9), nas atividades culturais on-line e gratuitas, oferecidas entre novembro e dezembro, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).


O objetivo do programa estadual é aproximar pessoas de diferentes faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço de trocas de conhecimentos e experiências artísticas. As aulas gratuitas ocorrerão, ao vivo, pela plataforma Zoom.


Uma das atividades será a oficina “Escrita Criativa: Primeiras Palavras”, ministrada por Renata Cirilo, nos dias 29 de novembro e 1, 6 e 8 de dezembro, das 18h às 20h. Os participantes serão introduzidos na arte da escrita criativa, por meio de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários. Serão oferecidas 25 vagas e a seleção será realizada por meio da análise da ficha de inscrição. As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/zfL5z2jy21vcEKXx6.


A programação também vai oferecer a palestra “O papel do curador em um festival de cinema”, no dia 29 de novembro, das 18h às 21h, com Eduardo Santana e Filippo Pitanga. Serão oferecidas 50 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. A palestra tem como mote preparar jovens para o processo curatorial de um festival ou mostra, abordando o ofício do curador, o recorte curatorial, os festivais no Brasil, entre outros tópicos. As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/kzjJpEfiFrSacJBS6.


Outra opção é a atividade “Da Commedia dell’arte ao ‘abrasileiramento’ de suas máscaras”, coordenada por Tiche Vianna, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, das 18h às 21h. A oficina será um estudo compartilhado entre a experiência e a curiosidade sobre máscaras e tipos cômicos, na criação de uma comédia popular urbana. As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/ocZQ49UK5Vvo2YzS7. Serão oferecidas 60 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.


A população também poderá participar, no dia 7 de dezembro, das 18h às 20h, da atividade “História social do samba paulista”, ministrada por Tadeu Kaçula. Nesta aula, o participante poderá desvelar os princípios fundamentais da história social do samba paulista, permitindo que o descubra e o compreenda, ao construir uma narrativa objetiva sobre a formação histórica do gênero musical. Será possível aprender conceitos básicos sobre as origens étnicas dos batuques, conceito de samba rural, origem do carnaval paulistano, fenômeno do pagode nas décadas de 80 e 90 e a organização social das comunidades e terreiros do samba paulista. Serão oferecidas 30 vagas. As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/g6FPrucuD2AVW9ML9.


Por fim, será realizada a oficina “O Teatro e a Semana Moderna”, ministrada por Gerson Steves, nos dias 30 de novembro e 1, 2 e 3 de dezembro, das 14h às 16h. Esta atividade pretende estabelecer uma discussão sobre o papel e a participação da arte teatral no período da Semana de Arte Moderna de 22. Os encontros serão propulsionados por provocações do coordenador, levando em conta aspectos, como a descentralização do movimento, suas origens demográficas e socioeconômicas, bem como o papel da mulher e da arte popular. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/LgpW5pcC2h3PyviS8. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas.


Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site: http://poiesis.org.br/maiscultura, pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br ou, ainda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone da Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”: (15) 3202-5003.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba não registra novas mortes da Covid-19 em 24 horas

Liminar em caráter de urgência determina volta de diretora à escola Achilles de Almeida

Ser Unimed Sorocaba é terceiro lugar na Liga Nacional

Karol Conká fala mal de Rafa Kalimann em áudio vazado

PF apreendeu mais de R$ 666 milhões em bens do tráfico de drogas

Mãe diz que criança brasileira desapareceu em rio na fronteira de México e EUA