25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereador sobre comissão que pode cassar prefeito: “ninguém diz ‘salve o Crespo'”

Postado em: 28/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Os vereadores e relatores das comissões processantes que têm o poder de cassar o mandato do prefeito José Crespo (DEM) – Hudson Pessini (MDB); e vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) – Anselmo Neto (PSDB); concederam entrevista, nesta sexta-feira (28), ao Jornal da Ipanema e Rádio Ipanema.

Anselmo Neto, relator da CP de Jaqueline, desabafou nos microfones da Ipa FM sobre os possíveis andamentos do rito processual das comissões. “E se não cassarmos o Crespo e a Jaqueline? Aí, a Justiça [decide] condena os dois. Aí sim, vão [os sorocabanos] cair em cima de nós. Mas se não cassarmos e a Justiça condenar os dois… vão pensar: ‘que porcaria esses vereadores”, opinou.

A expectativa é que o relatório da CP relacionada a Jaqueline, segundo Neto, seja entregue antes do recesso parlamentar iniciado em 16 de julho. Com isso, há a probabilidade de a votação ocorrer já nas próximas sessões. Já a investigação de Crespo deve seguir com seu trabalho até agosto, para então o documento ser finalizado.

Neto, conhecido por seguir a religião cristã e frequentar a igreja, respondeu o coordenador do Jornal da Ipanema, Gustavo Ferrari, se algum padre é a favor da cassação do prefeito. “Não vou dizer para você que há padres que não me pediram para cassar o Crespo”, afirmou.

Questionados sobre o que ouvem da população, ambos foram enfáticos em relatar que o sorocabano insiste em não querer mais o chefe do Executivo no poder. “Na minha base eleitoral, que tem um pessoal que acompanha tudo isso, não existe ninguém que diga: ‘salve o Crespo’. Só ouço: ‘tira ele de lá, ninguém aguenta mais’. Mas eu vou seguir a verdade”, continuou Neto. “Se a vontade da população bater com o que a legalidade diz, então ótimo. Se a pessoa fez coisa certa, ela fica. se ela fez coisa errada ela sai”.

Pessini respondeu a perguntas de ouvintes. “Não tenho medo do prefeito. Em poucas vezes que o encontrei ele me tratou de forma respeitosa”, alegou.

Sobre a dificuldade de ouvir testemunhas de defesa de Crespo durante as oitivas, já na reta final do processo, Pessini argumentou que “não vou melar todo o trabalho em virtude de uma ou duas testemunhas que, não compareceram”.

Pedaladas fiscais

O emedebista afirmou ainda que nesta sexta, às 14 horas, estará na Delegacia Seccional para depor quanto à denúncia sobre pedaladas fiscais supostamente cometidas pelo prefeito. A Polícia Civil abriu inquérito criminal para investigar o caso.

Um munícipe protocolou na Câmara de Sorocaba abertura de Comissão Processante referente às pedaladas. O documento deve ser apreciado pelos vereadores e, provavelmente, entra em votação na próxima terça-feira (2). Enquanto Pessini informava sobre a solicitação, Neto interrompeu informando que votaria ‘não’ para este pedido, já que há outras duas CPs abertas ainda neste momento.

Comissão Processante da vice

A Comissão Processante que investiga possível infração político-administrativa da vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) se prepara para levar o caso à apreciação do Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, nesse caso, quando os vereadores votarão pela cassação ou pelo arquivamento do material apresentado no curso da investigação.

Nesta quinta-feira (27), o depoimento da acusada, em oitiva realizada na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Sorocaba, sob a presidência do vereador Luis Santos (Pros), tendo como relator o vereador Anselmo Neto (PSDB), além do vereador Engenheiro Martinez (PSDB), também membro da comissão, foi o último da série de oitivas realizadas pela comissão.

Jaqueline respondeu a questionamentos dos vereadores acerca de supostos serviços particulares prestados a ela pelo ex-servidor do Saae, Fábio Ferreira. Segundo a vice-prefeita, o ex-servidor buscava os filhos dela na escola e os levava para casa, mas durante seu horário de almoço.

A depoente afirmou que Fábio já a atendia desde 2016 e era pago por isso. A depoente negou, por outro lado, que o ex-servidor tenha prestado serviços a ela em horário de expediente.

A comissão aguardará as alegações finais da defesa da vice-prefeita, no prazo de cinco dias, que se encerra, portanto, na próxima terça-feira, dia 2 de julho, para marcar a data do julgamento em plenário.

Comissão processante do prefeito

A comissão processante que investiga o prefeito José Crespo (DEM) ouviu duas das quatro testemunhas previstas para depor na última quarta-feira (26), na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Sorocaba.

Foram ouvidas as servidoras Carolina Magoga e Jéssica Pedrosa. Não apareceram o vereador paulistano Milton Leite, e o secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante.

As oitivas foram conduzidas pelo presidente da comissão, Silvano Junior (PV), o relator Hudson Pessini (MDB) e o membro Luis Santos (Pros).

De acordo com Pessini, a comissão fará uma nova reunião para definir os próximos passos, já que existe a possibilidade do cancelamento do depoimento das testemunhas faltantes e/ou a substituição das mesmas. “Já houve a solicitação do cancelamento do depoimento do Fioravante, o que foi aceito pela comissão e uma outra solicitação em relação ao vereador de São Paulo. É preciso que haja essa definição o quanto antes para que possamos fazer a conclusão das oitivas, ficando pendente apenas escutarmos o próprio prefeito”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita paga hoje restituições do 4º Lote do Imposto de Renda

Policial desaparece após deixar namorada no trabalho; aflita, família pede ajuda

Parque Tecnológico terá palestra sobre educação financeira nesta quinta-feira

Prefeitura orienta sobre as visitações aos cemitérios no dia de Finados

Sorocaba fecha 1º semestre como maior destaque em geração de empregos na indústria paulista

Manga: Paço “fantasia e faz fake news” sobre diminuição de moradores de rua