26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba fecha 1º semestre como maior destaque em geração de empregos na indústria paulista

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 11/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Seguindo a tendência positiva que já se projetava nos primeiros meses do ano, Sorocaba fechou o primeiro semestre deste ano como o maior destaque em geração de empregos no setor industrial de São Paulo, acima dos índices estadual e nacional.

 

O saldo positivo foi de 8.333 postos de trabalhos, no primeiro semestre de 2021. Diferença entre 52.515 empregos gerados, contra 44.182 desligamentos. O resultado representa um crescimento de 46,80%, na comparação com o mesmo período em 2020.

 

São números muito acima dos índices de crescimento estadual (0,84% mensal e 4,01% no acumulado do primeiro semestre) e nacional (0,76% na variação mensal e 3,90% no semestre).


Levando-se em consideração o setor da indústria de transformação, cuja retomada é representativa para toda a economia, Sorocaba também apresenta números muito expressivos.

 

O saldo líquido em número absoluto de empregos gerados na indústria de transformação fechou junho, no município de Sorocaba, com 962 postos, sendo o maior resultado do interior paulista nesse setor e ficando atrás somente da capital do estado. Todos os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

No acumulado do ano de 2021 até junho, o saldo positivo de vagas, no setor da indústria de transformação em Sorocaba, ficou em terceiro lugar, com 5.866 postos de trabalho, menor apenas que a capital paulista e a região de Campinas. Nessa área da indústria, os segmentos que mais empregaram em todo o estado foram os de alimentos, vestuário e máquinas e equipamentos.


Outro dado relevante é referente ao empreendedorismo. Sorocaba registrou, no primeiro semestre deste ano, a abertura de 4.860 MEIs (microempresas individuais), um indicativo da força da cidade em iniciativas empreendedoras. São 1.224 formalizações a mais na relação com 2020, um aumento de 27,03%.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, avalia as condições que propiciaram esse desenvolvimento no município. “São vários os fatores que contribuíram para isso: o avanço da vacinação contra a Covid foi importante para permitir a liberação gradual das atividades econômicas, especialmente do comércio e serviços, que foram os setores mais atingidos. Além disso, houve aumento das exportações no período, o que puxou a retomada do crescimento econômico no país, com reflexo também em nosso município”, conclui o secretário.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preconceito atinge 3 em cada 4 pessoas com deficiência ao se deslocar

Sorocaba fecha 1º semestre como maior destaque em geração de empregos na indústria paulista

Não vamos desistir, diz Luiza Trajano após ataques a trainee para negros na Magalu

Covid-19: Anvisa certifica Pfizer, uma das produtoras de vacina

Criança de 9 anos morre após irmão mais novo disparar tiro acidental; caso ocorreu em Piedade

Moraes inclui período eleitoral de 2018 em quebra de sigilo de Hang e empresários bolsonaristas