15 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vanessa Buffo recebe Comenda de Mérito em Educação

Foto: Divulgação
Postado em: 17/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 16, por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), homenageou a pedagoga Vanessa Cristina Buffo com a Comenda de Mérito em Educação “Bicentenário da Escola de Primeiras Letras”, concedida a personalidades sorocabanas que se destacam por seus trabalhos e compromisso com a educação. 

 

Além do parlamentar proponente, compuseram a mesa de honra da solenidade o pai da homenageada, Valdir Euclides Buffo; o irmão e diretor da Fundação Ubaldino do Amaral, Valdir Euclides Buffo Junior; e o vice-diretor administrativo do Colégio Ser, João Batista Menck. O marido, Rafael Belmejo Marques, acompanhou a pedagoga durante a sessão, que também contou com a presença, na mesa estendida, de amigos, familiares e colegas de trabalho. 

 

O vereador Fernando Dini, ao saudar a homenageada, discorreu sobre sua trajetória profissional de destaque e enalteceu sua dedicação à área educacional. “Você irradia conhecimento, é uma mulher de postura e empoderada”, afirmou. “Vanessa passou pelos caminhos de muita gente e continua a se doar pela educação, o que já faz há quase 30 anos, além de ser o alicerce de uma linda família”, concluiu. 

 

A sessão solene contou com apresentações musicais do pianista Hamilton de Oliveira e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser vista na íntegra. 

 

Sobre a homenageada – Graduada em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (Uniso), com especialização em Pedagogia Waldorf no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Vanessa Cristina Buffo, hoje diretora escolar, teve trajetória academia destacada com a participação no projeto “Sorocaba 100 Analfabetos”, um programa de educação de jovens e adultos. 

 

A partir do ano de 1997, Vanessa Buffo dá início a sua trajetória no Colégio Ser, onde assumiu a diretoria pedagógica no ano 2000, cargo que ocupou, ininterruptamente até 2011. Em 2007, participou de importante congresso da Rede Pitágoras, quando, em uma mesa redonda, apresentou o projeto do colégio, debatendo e refletindo o papel do diretor e educador no ambiente escolar. Neste tempo, participou ativa e empenhadamente em duas mudanças de sistemas de ensino, o Pitágoras e o Poliedro. 

 


Retorna ao Colégio Ser em 2015, permanecendo até hoje, reafirmando seu caráter visionário, para uma educação de excelência, tendo, sempre, como foco o estudante.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça determina que governo de SP garanta visitas virtuais a presos

Motorista de aplicativo é rendido e colocado dentro de porta-malas por assaltantes no final de semana

Justiça homologa posicionamento no caso ‘Marinho secretário’ e OAB comemora

Prazo para manifestar interesse na lista do ProUni acaba nesta terça-feira

Projeto de Lei Complementar pretende conceder descontos no ISSQN e TLF em Iperó

Recurso para multas municipais pode ser solicitado via site da Urbes