De 1º de janeiro até o dia 31 de março, a Urbes – Trânsito e Transportes informou ter recebido 1.581 mensagens pelo número de denúncias via Whatsapp referentes a infrações de trânsito. O próprio munícipe pode ajudar denunciando pelo telefone (15) 99183 0037, para o CCO – Centro de Controle Operacional da Urbes. A denúncia pode ser feita através de foto, vídeo, áudio ou texto informando o ato de infração.
Conforme a Urbes, as cinco multas mais aplicadas com base nas denúncias via Whatsapp são:
– Veículos estacionados em vagas exclusivas para ambulância e vans escolares;
– Estacionamento em frente a garagens; estacionamento sobre marca de canalização;
– Extrapolar o tempo em vaga rápida e uso indevido de vaga para carga e descarga.
Em relação às multas aplicadas por agentes de trânsito via imagens de videomonitoramento, em janeiro foram 566 autuações e em fevereiro foram 690 autuações. As multas referentes ao mês de março estão sendo lançadas, impossibilitando alguma informação neste momento.
Referente às multas por videomonitoramento em janeiro e fevereiro, as mais aplicadas foram:
No caso das denúncias pelo WhatsApp, toda autuação é lavrada por um agente de trânsito, assim, o serviço via Whatsapp serve como um canal de denúncias, cuja multa depende da confirmação do agente de trânsito no local informado ou tenha sido gravada no videomonitoramento. Das denúncias feitas no período, foram lavradas 131 multas e recolhidos 26 veículos neste mesmo período.