29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

MP e prefeitura "são omissos sobre baixo volume de água da represa de Itupararanga", diz Iara Bernardi

Foto: reprodução
Postado em: 06/12/2021

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Iara Bernardi (PT) afirmou que o Ministério Público e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Sorocaba "estão sendo omissos e não tomam uma atitude" sobre a situação de baixo volume de água da represa de Itupararanga. 

Iara foi entrevistada por telefone nesta manhã de segunda-feira (6) no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba. A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) também denunciou o caso da represa ao vivo, nos estúdios da JP. 

"Nada é feito de prático pelo governo", afirmou Iara. Já segundo Fernanda, partes da represa estão "desérticas", com o volume baixo de água. "A situação da represa segue extremamente preocupante devido a estiagem, somada a exploração pela empresa Votorantim Energia. Até agora, nenhuma ação concreta do município para evitar o desabastecimento regional", postou em suas redes sociais.

 

Posicionamento da prefeitura

 

"A Prefeitura e o Saae/Sorocaba têm realizado diversas ações para garantir a manutenção do abastecimento público de água com qualidade, inclusive durante o atual período de estiagem. O assunto tem sido tratado em âmbito regional, em conjunto com os municípios de Alumínio, Cerquilho, Ibiúna, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade, São Roque Salto e Votorantim, durante reuniões realizadas, desde setembro, em Sorocaba, com a participação de representantes do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), da empresa Votorantim Energia e do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público em Sorocaba. 


O grupo assinou declaração de estado de alerta, quanto à situação dos reservatórios de abastecimento, sobretudo da represa de Itupararanga. A medida tem o objetivo de reforçar a necessidade de economia de água por parte da população dessas localidades, bem como de definir ações conjuntas, sejam elas educativas, técnicas e operacionais, para minimizar os efeitos da estiagem no abastecimento, as quais têm sido colocadas em prática pelos municípios, incluindo o Saae/Sorocaba. A definição pela adoção de medidas mais restritivas no suprimento, caso necessário, será feita em conjunto com todos esses municípios envolvidos. 


Ainda, a Prefeitura e o Saae/Sorocaba, em parceria com a Regional de Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), estão conduzindo uma campanha de economia de água, voltada também ao segmento industrial. Neste caso, empresários, dirigentes e trabalhadores das indústrias da cidade atuarão como multiplicadores, implementando os conceitos de uso consciente da água em suas empresas e residências".

 

Assista

 

 

"A Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público de Sorocaba conhecem esse problema há muito tempo e não tomam uma atitude", diz Iara.

"A responsabilidade não é só da população [de economia de água]. Tem que haver fiscalização também [do consumo das empresas]", disse Fernanda. 

Ambas as vereadores questionam e cobram as autoridades de fiscalização e investigação, como a prefeitura, o governo do Estado e o Ministério Público para que investiguem o fato.  

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trio de traficantes se tranca para evitar ser detido pela polícia; PM arromba porta

Mãe e duas filhas são encontradas mortas dentro de casa

Estudo aponta probabilidade de surgirem novas variantes mais perigosas da covid nos próximos meses

Ônibus Azul atende na Policlínica durante o mês de novembro

"Quem decide política de preços da Petrobras é o conselho da empresa", diz Guedes

Saúde monitora 1 caso suspeito de coronavírus em Campinas e descarta outros 3