16 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Universitários criam vaquinha para levar água potável para 300 famílias em Votorantim

Foto: Divulgação
Postado em: 28/11/2023

Compartilhe esta notícia:

Alunos do 8º semestre do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Facens, referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de arquitetura, engenharia, saúde, tecnologia e veterinária, em Sorocaba (SP), estão arrecadando dinheiro para revitalizar um poço artesiano na comunidade Rosa Luxemburgo, em Votorantim (SP), com o objetivo de levar água potável a 300 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto, cujos custos ultrapassam R$ 6 mil, contempla a instalação de bomba, recalque e reservatório.
 

A iniciativa visa melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores da comunidade, que atualmente precisam transportar água com baldes e galões até suas casas, sobrevivendo com apenas cerca de três litros de água por dia, por pessoa. Segundo um levantamento feito pelos estudantes, a maior parte dessas pessoas não tem emprego formal e vive em casas improvisadas.
 

O projeto teve início em agosto de 2023, por meio da Usina de Projetos Experimentais (UPX), que faz parte do modelo educacional do Centro Universitário Facens para que os estudantes de todos os cursos desenvolvam competências técnicas e socioemocionais por meio de desafios reais.
 

As fases iniciais já foram concluídas, incluindo os estudos da profundidade, vazão, orçamento e dimensionamento da tubulação. Atualmente, a revitalização do poço artesiano, a instalação do conjunto motobomba, a tubulação de recalque da água para um reservatório superior existente no local e a instalação elétrica estão em andamento, mas os alunos precisam de ajuda para finalizar a obra. Para doar qualquer quantia, basta acessar a página da campanha.

 

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é um grande hub de inovação e tecnologia - um Smart Campus - conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos práticos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, signatário do Pacto Global e a 1ª universidade privada no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics, em um espaço verde de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação.

 

Nota máxima (5) no MEC e com ótimas avaliações nas demais categorias do Ministério da Educação e no ranking Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão) somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 47 anos de história sempre priorizaram a integração da Academia ao Mercado, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus alunos e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo.

 

Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas ao futuro.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Policiais que salvaram bebê recém-nascido de engasgamento são homenageados

Oscar 2019: indicados, favoritos e apostas

Mãe é presa suspeita agredir a filha de 8 anos

Prefeitura de Sorocaba protocola PL para ampliar atendimento do transporte escolar gratuito

Polícia Civil prende 7 adultos por tráfico de drogas e detém adolescente na região de Sorocaba

Desembargador do TRF-1 é nome favorito de Bolsonaro para o STF