26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Trump anuncia saída dos EUA de tratado contra armas ilegais

Postado em: 27/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Agência Brasil

Os Estados Unidos prometem abandonar o Tratado sobre Comércio de Armas (TCA). O anúncio foi feito pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em reunião da Associação Nacional do Rifle (NRA), ocorrida que em Indianápolis (Nordeste dos EUA), na última sexta-feira (26).

“Jamais deixaremos que burocratas estrangeiros pisem nas liberdades garantidas pela segunda emenda da Constituição”, explicou Trump ao comunicar sua intenção. O tratado visa pôr fim ao comércio ilícito de armamentos e equipamentos para finalidade não autorizada.

Conforme o termo, são proibidas exportações de armamentos caso haja conhecimento de uso contra civis, em crimes de guerra, ou se houver risco de apropriação pelo crime organizado. Os países signatários do tratado devem reforçar o controle interno para que não haja venda de armamentos e equipamentos, desde de pistolas a mísseis, aviões e navios de guerra.

A decisão de Trump foi criticada pelas Nações Unidas. Conforme o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, o TCA “é o único instrumento em escala mundial que busca melhorar a transparência e a responsabilidade no comércio internacional de armas”.

O acordo foi aprovado há seis anos por 154 países em assembleia das Nações Unidas (ONU), com o voto dos Estados Unidos e também do Brasil. À época, votaram contra o tratado países não alinhados aos norte-americanos como a Coreia do Norte, Síria e Irã. Rússia e China se abstiveram.

Até o momento, o tratado foi ratificado por 101 países. No Brasil, o termo foi assinado em junho do ano passado pelo então presidente da República Michel Temer

*Com informações da ONU News e da agência de notícias alemã Deutsche Welle

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guarda Municipal morre a tiro durante discussão com colega em churrasco 

Disney inscreve “Pantera Negra” na disputa por 16 indicações no Oscar

30 anos do Instituto Maria Claro são comemorados em sessão solene da Câmara

Biden lidera em Michigan e Wisconsin, estados que podem definir as eleições

Contatos de mais de 400 milhões de contas do Facebook são expostos

No Dia Nacional da Imunização, Prefeitura reforça a importância da vacinação para prevenir doenças