30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

30 anos do Instituto Maria Claro são comemorados em sessão solene da Câmara

Foto: divulgação
Postado em: 16/05/2023

Compartilhe esta notícia:

Os 30 anos de fundação do Instituto Maria Claro, entidade que atende crianças e adolescentes com deficiências múltiplas, foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de segunda-feira, 15, por iniciativa do vereador Salatiel Hergesel (PDT), que ressaltou o caráter filantrópico da instituição e o importante trabalho social que ela realiza com crianças e adolescentes de baixa renda. 

 

Além de Salatiel Hergesel, que presidiu a solenidade, a mesa de honra contou com a presença das seguintes personalidades: Aparecida Garcia Sarcedas Monteagudo, vice-presidente do Instituto Maria Claro; diretora operacional Lília Antunes de Lemos Grosso, acompanhada do ex-prefeito de Sorocaba, Cláudio Grosso; Erika Janovitch, representando o presidente do instituto, Carlos Kiva Janovitch; e a diretora financeira Sônia Martinez de Oliveira. 

 

Na mesa estendida estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Sorocaba, professora Ana Paula Melo; a diretora do sindicato, Patrícia Aparecida Moron; a coordenadora do Serviço de Estimulação Precoce, Thauana Almeida Magrini Monteiro; a coordenadora de saúde e assistência social, Mariana Fernandes da Silva Campos; a diretora educacional Andreia Marques Machado; e Lílian dos Santos Braga Almeida, representando as mães dos assistidos, entre outros. Também foi exibido um vídeo mostrando o trabalho da entidade. 

 

Ao saudar os presentes, Salatiel Hergesel afirmou: "Não há o que discursar. As lágrimas dizem tudo. Substituem todas as palavras que poderíamos usar nesta noite" – disse, referindo-se às mães das crianças assistidas pelo instituto, que deram seu testemunho durante a sessão solene. "Dediquei minha vida à educação como professor e orientador por 30 anos e já ouvíamos muito falar do Instituto Maria Claro. Então, para nós, é um alívio saber que ele existe, que existem profissionais como vocês atendendo essas crianças, porque, infelizmente, ainda estamos lutando para que um dia haja uma política pública na rede municipal de ensino que possa também dar conta das necessidades dessas crianças", acrescentou. 

 

Dados do instituto – Entidade sem fins lucrativos, o Instituto Maria Claro é mantido pelo Lar Espírita Ivan Santos de Albuquerque e atende cerca de 170 crianças e adolescentes de baixa renda, na faixa etária de zero a dezesseis anos, que possuem deficiências múltiplas, como dificuldade cognitiva, motora e sensorial, de leve à severa. Os serviços gratuitos oferecidos pelo instituto compreendem atendimento terapêutico, pedagógico e social, envolvendo equipe multidisciplinar. 

 

A história do Instituto Maria Claro remonta ao início da década de 60, quando a senhora Maria Glória Rodrigues Claro Camargo doou o terreno onde seria sediado o instituto. A proposta de atender crianças com deficiências múltiplas foi devido à carência de instituições com esse escopo. Dessa forma, tiveram início as atividades da Creche Especial Maria Claro, em 1993, atendendo inicialmente cinco crianças com deficiências múltiplas. Esse atendimento se ampliou com os anos. Em 2020, a entidade mudou sua razão social para Instituto Maria Claro. 

 

A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e também pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A história do Black e suas primeiras imagens no Santuário

Seis estreias variam ainda mais programação das salas de cinema da região

Prefeitura confirma R$ 1,4 mi de repasse para investimentos em infraestrutura e mutirão de saúde

Governo extingue PIS-Pasep e libera R$ 1.045 para saque do FGTS

Seja feliz, tudo acaba um dia, diz Bolsonaro em recado a Rodrigo Maia

Mais de 240 famílias precisaram de assistência após estragos com chuvas fortes