28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

STF: gestante com contrato temporário tem estabilidade e licença

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 07/10/2023

Compartilhe esta notícia:

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (5) - por unanimidade - que mulheres grávidas em cargos comissionados ou contratadas temporariamente têm direito à licença maternidade e estabilidade no emprego, da mesma maneira que as trabalhadoras com carteira assinada ou concursadas. 

 

As informaçõe são da Agência Brasil.

 

Os ministros julgaram recurso de uma gestante de Santa Catarina, que teve negada a estabilidade no posto de confiança que ocupava no governo estadual. Ela agora teve o recurso provido pelo Supremo, que estabeleceu uma tese de julgamento que deve servir de parâmetro para todos os casos similares. 

 

Proteção para a gestante

 

Ao final, todos os ministros seguiram o voto do relator, Luiz Fux, para quem mais que uma questão trabalhista, o tema trata da proteção à gestante e da proteção especial às crianças conferida pela Constituição, uma vez que o convívio proporcionado pelo direito à licença maternidade é fundamental para o desenvolvimento de recém-nascidos. 

 

A tese estabelecida diz que a “trabalhadora gestante tem direito ao gozo da licença maternidade e de estabilidade provisória, independentemente do regime jurídico aplicado, se contratual ou administrativo, ainda que ocupe cargo em comissão ou seja contratada por tempo determinado”. 

 

Hoje, a legislação prevê licença maternidade de 120 dias, em geral, podendo chegar a 180 dias em alguns casos. Já o período de estabilidade, no qual a mãe não pode ser demitida, dura desde a descoberta da gestação até cinco meses após o parto.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim registra mais duas mortes por covid-19 nesta quinta

Dória "alivia" para litoral e Sorocaba pede para avançar à fase 3 do Plano São Paulo

Empresas e Universidades de Sorocaba organizam mais um webinar com foco na energia Solar

Alunos da Rede Municipal terão de cantar hinos Nacional e de Sorocaba às segundas

Mulher é agredida e vítima de estupro coletivo em área rural de Itu; três foram presos

Ministro se omite sobre atuação de Bolsonaro na pandemia e irrita CPI