A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME), realizará, nos dias 26 e 27 de abril, a IV Conferência Nacional de Educação (Conae) – Etapa Municipal, que, neste ano, debaterá o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.


Realizada a cada quatro anos, a Conae representa um espaço democrático, aberto e articulado entre o Poder Público e a sociedade, para promover o desenvolvimento da educação nacional.


Trata-se de um evento que acontece nas esferas municipal, estadual e nacional, sendo que uma etapa complementa a outra. De caráter deliberativo, tem como missão iniciar as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), os avanços e desafios para as políticas públicas educacionais e, ainda, promover o engajamento da população na elaboração e aprovação do PNE referente ao período de 2024 a 2034. Dessa etapa municipal resultará o conjunto de propostas que será discutido, em breve, na etapa regional.


São convidados a participar do atual encontro representantes de organizações e entidades pertencentes às áreas social e educacional, além de membros dos Poderes Executivo e Legislativo, integrantes dos sistemas de ensino, das entidades de classe da Educação e organizações da sociedade civil.


O secretário da Educação de Sorocaba, Marcio Carrara, destaca que essas etapas que antecedem à Conferência Nacional são fundamentais para gerar reflexão e análise sobre o status atual da Educação nas cidades e propiciar planejamento acerca do futuro educacional como um todo. “Existe um compromisso grande e de muita responsabilidade por parte da Secretaria de Educação de Sorocaba. A Administração municipal está empenhada em colaborar com esse processo e cabe a todos os envolvidos nesse debate estarem atentos à importância das definições, de cunho democrático, que irão direcionar a Educação em todos os níveis, municipal, estadual e nacional”, conclui o secretário.


O IV Conae será presencial na E.M. “Getúlio Vargas”, localizada na Av. Eugênio Salerno, 298, no Centro. O link para inscrições é https://abre.ai/emCB, até as 12h do dia 26 de abril.