Dando sequência à série de índices econômicos positivos, Sorocaba tem saldo positivo em geração de empregos pelo sexto mês consecutivo em 2023, com resultado de 531 vagas no mês de abril (9.980 admissões ante 9.449 desligamentos). De janeiro a junho de 2023, a cidade registrou saldo positivo acumulado de 4.113 vagas de trabalho (51.355 admissões ante 47.773 desligamentos).

 

As informações são da Secretaria de Comunciação.

 

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (27). O setor que mais empregou na cidade, no mês de junho, foi o de Serviços, com 528 postos; seguido do Comércio, com 147; e da Construção Civil, com 109 vagas de trabalho.

 

“É uma grande alegria saber que Sorocaba avança, cada dia mais, mantendo a economia sempre aquecida. São resultados positivos, como esse, que nos motivam a trabalhar, de domingo a domingo, com muita dedicação, resgatando o orgulho do cidadão sorocabano e a confiança dos empresários, que apostam em nossa cidade, investindo e gerando emprego e renda”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

 

O desempenho de Sorocaba, no mês de junho, ficou à frente de várias cidades de porte semelhante ou maior e que são tradicionalmente grandes geradoras de emprego, tais como: Campinas (358), São José do Rio Preto (423), São José dos Campos (288), Jundiaí (28) e São Bernardo do Campo (4).

 

“Trabalhamos, constantemente, para que os sorocabanos conquistem seus empregos ou uma recolocação no mercado de trabalho. Esse protagonismo se dá devido aos programas desenvolvidos nesta Gestão, como o ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’, que reúne, em um só lugar, milhares de vagas de trabalho, além de cursos de qualificação profissional”, destaca o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Anselmo Neto.

 

Um grande atrativo para investimentos em Sorocaba e consequentemente para o aumento da oferta de empregos no município se dá pelo trabalho do setor econômico da Prefeitura, cujos profissionais técnicos apresentam todos os diferenciais do programa de incentivos fiscais e de desburocratização existente na cidade. Este compreende diversos apoios à instalação de novas empresas, com uma política diferenciada de assessoria integral que é disponibilizada aos investidores, passando pelo pleno andamento de suas atividades empresariais até o pós-operação, com garantia de segurança jurídica e administrativa.

 

Oportunidades de emprego

 

A Prefeitura de Sorocaba também disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.

 

Já, o “Mutirão de Empregos Sorocaba”, no Parque Tecnológico (PTS), é realizado mensalmente, toda última terça-feira do mês, sendo um facilitador às pessoas que procuram por uma nova oportunidade de trabalho, com a oferta de vagas por meio das agências de recrutamento e seleção e do PAT, além de cursos profissionalizantes, tudo isso em um só local.