28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Banco Central alerta para golpes relativos a valores a receber

Foto: Agência Brasil
Postado em: 06/01/2023

Compartilhe esta notícia:

O aumento no número de consultas sobre falsas mensagens relativas ao sistema Valores a Receber fez o Banco Central (BC) emitir um alerta. A autoridade monetária recomendou uma série de medidas para evitar cair em golpes.

 

 

As informações são da Agência Brasil.

 

 

Segundo o BC, os serviços de atendimento ao cidadão têm recebido volume quatro vezes maior que a média de consultas sobre informações inverídicas. De acordo com a autoridade monetária, grande parte das falsas mensagens passaram a circular na internet nos últimos dias.

 

 

A primeira dica diz respeito a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar valores esquecidos no Banco Central imediatamente via PIX. Nesse caso, o órgão orienta o cidadão a ignorar o conteúdo mensagens e a não clicar em links.

 

 

Esses links, informou o BC, roubam senhas em redes sociais e pode instalar vírus e programas espiões no celular do usuário. Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais do órgão, jamais por aplicativos de mensagens ou SMS.

 

 

O Banco Central esclareceu que a consulta a valores esquecidos está suspensa desde abril. Apesar de as instituições financeiras recomeçarem a enviar dados em janeiro, a reabertura das consultas e dos saques continua sem previsão de retorno. Em dezembro, o BC anunciou que, quando o sistema voltar a funcionar, passará a permitir o saque por herdeiros e representantes legais de falecidos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vacina contra Covid-19 da Sanofi e GSK teve resposta imune ‘insuficiente’

Prefeitura cede áreas públicas para transferência de três companhias da Polícia Militar

GCM realiza flagrante de tráfico de drogas no Éden

Queiroga anuncia 3ª dose da vacina contra Covid para 15 de setembro

Ministério Público de Minas Gerais denuncia homem que usou braçadeira nazista em bar

Com uso de drones, polícias paulistas combatem o crime com tecnologia de ponta