30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Senado aprova indicação de Cristiano Zanin para o STF

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 22/06/2023

Compartilhe esta notícia:

O plenário do Senado aprovou ontem (21) por 58 votos favoráveis e 18 contrários a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF).

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Futuro novo ministro indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, Zanin foi aprovado pelos congressistas após quase oito horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Ao abrir a sabatina, Cristiano Zanin falou por 26 minutos para se apresentar aos parlamentares. Na ocasião, disse que se sente seguro e com a experiência necessária para atuar no STF e julgar temas relevantes e de extremo impacto à sociedade.

 

“Sempre nas minhas atuações no Direito segui as premissas análogas a de um juiz, ao me manter em equilíbrio emocional e intelectual, mesmo nas horas de grandes desafios, ter senso de justiça sem nunca desacreditar nas leis e nas instituições brasileiras e seguir com independência de atuação para garantir justiça num país com pilares democráticos sólidos, como é o Brasil”.

 

Em um breve resumo da própria carreira, citou os escritórios em que trabalhou e concluiu que se considera “um defensor fervoroso da Constituição brasileira e um crítico atento às violações de direitos e garantias fundamentais”. Lembrou também que, nos 25 anos como advogado, liderou mais de cem processos julgados no STF e mais de 550 julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saae realiza limpeza e manutenção preventiva de córrego no Jardim Paulistano em Sorocaba

Sorocaba receberá mais nove respiradores do Estado

Após surto de covid, Câmara retoma atividades presenciais no prédio do Legislativo

Milhares saem às ruas do país em novos protestos pelo impeachment de Bolsonaro

Resultados de testes com vacina de Oxford podem sair neste ano

Morre Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, aos 83 anos