A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizam a limpeza e a manutenção preventiva do córrego que percorre o Jardim Paulistano. Os trabalhos tiveram início nesta terça-feira (11), no trecho localizado na confluência entre as ruas Bernardo Goldman, Doutor Francisco Prestes Maia e a Avenida Barão de Tatuí. A previsão da autarquia é que o serviço seja concluído até o fim desta semana.
As informações são da Secretaria de Comunicação.
O córrego tem início no encontro entre as ruas Capitão Grandino e Fernanda Albertini Evaso, no mesmo bairro, percorrendo vias paralelas e passando sob a Avenida Barão de Tatui, até chegar ao córrego da Água Vermelha onde, juntos, desaguam no Rio Sorocaba, totalizando, aproximadamente, 1.600 metros de extensão.
“A equipe do Saae/Sorocaba realiza a limpeza e a estabilização dos taludes do córrego, inicialmente, em um trecho de aproximadamente 300 metros de extensão, além do transporte adequado do material retirado do local, como entulho, lodo e outros descartes, visando à preservação desse sistema para plenas condições de funcionamento, sobretudo, nos períodos de chuva”, explica o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.
Outras intervenções
Ação no Jardim Paulistano é executada em paralelo aos serviços no córrego do Jardim Leocádia, que tiveram início também no mês de julho e previsão de término no fim deste mesmo mês.
Os trabalhos seguem programação pré-definida pelo Saae/Sorocaba, que engloba a manutenção preventiva de todas as Bacias de Contenção e córregos do município.
A autarquia já executou os serviços preventivos, por exemplo, em córregos dos bairros Jardim Prestes de Barros (conhecido como Lavapés), Jardim Brasilândia, Jardim Piratininga, Mineirão, Vila Barão e Vila Mathilde, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim, Norcross e Rua Panamá (Barcelona), mais o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.