14 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura e PTS inauguram Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 na próxima segunda-feira

Postado em: 19/10/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico (PTS) inauguram, na próxima segunda-feira (23), o Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 (LabX 4.0), no Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, localizado nas dependências do PTS. Ao mesmo tempo, haverá o lançamento oficial da plataforma CET 4.0, totalmente gratuita, que diagnostica a maturidade das empresas para o uso de tecnologias 4.0 e conecta consultores certificados e especializados para desenvolvê-las.

 

A solenidade de inauguração será às 15h30, na área externa do PTS, devendo reunir diversas autoridades dos governos municipal e estadual, vereadores, deputados estaduais e federais, além de empresários e representantes de instituições, como o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

 

“O CET 4.0, inaugurado em junho de 2021, consiste no primeiro Hub de tecnologia 4.0 do Brasil, desenvolvido pelo PTS, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Agora, o Parque Tecnológico de Sorocaba, mais uma vez, sai na frente e inaugura o seu Laboratório de Experimentações em Tecnologia 4.0, que, sem dúvida, irá beneficiar, em muito, as indústrias e empresas de inovação da nossa cidade e região, para que possam crescer, atingir seus objetivos e, acima de tudo, compartilhar experiências com outras empresas”, comenta o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

 

O LabX 4.0 foi implementado por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo (SDE), via sua Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCTI), para a transferência de recursos financeiros destinados à implantação, no valor aproximado de R$ 1 milhão.

 

Ocupando uma área de 400 metros quadrados do Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, o LabX 4.0 teve seu espaço físico estruturado em quatro pilares: Inspirar, Saber, Prototipar e Conectar, cada um com funcionalidades específicas. Inspirar, por exemplo, contará com um showroom, com soluções reais e atualizadas do mercado de tecnologias 4.0, demonstração de ferramentas e recursos práticos e interativos, além de exemplos de aplicação e um espaço para discussão de novas ideias, casos de sucesso, brainstorming dinâmico e multidisciplinar.

 

Já, o pilar Prototipar será constituído por um Laboratório Maker (FabLab) completo, com bancadas, software e equipamentos de última geração, com recursos de impressão 3D profissional, scanner 3D, corte a laser, usinagem, entre outros, além de kits de IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas) e robótica, espaço demonstrador com empresas detentoras de tecnologias 4.0, apresentando soluções práticas e interativas para diversos setores do comércio, varejo e indústria.

 

Outro pilar, o Saber, tem como objetivo a realização de workshops e seminários, abordando as tecnologias 4.0 e suas aplicações, apresentação de tendências emergentes e debates sobre tecnologia e inovação, além de capacitação técnica, treinamentos e certificação em tecnologia 4.0.

 

Plataforma CET 4.0

 

Durante a solenidade, será lançada oficialmente a plataforma digital CET 4.0, que integrará o pilar Conectar. Totalmente gratuita, a plataforma diagnostica a maturidade das empresas para tecnologias 4.0 e conecta consultores certificados e especializados para desenvolvê-las, a fim de alavancar sua capacidade em tecnologias avançadas. O programa do CET 4.0 é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Governo Federal, realizado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba e teve a plataforma digital desenvolvida pela empresa Softex.

 

O canal promove ações para organizações em diversas áreas de atuação e apresenta um guia na implementação de tecnologias 4.0. Entre as atividades oferecidas, estão: teste de maturidade tecnológica, linhas de financiamento, indicadores e um ambiente de inovação aberto, onde é possível compartilhar desafios e soluções mercadológicas.

 

Mais um avanço do PTS

 

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destaca que a implantação do LabX 4.0 é mais um avanço que o PTS dá no sentido de consolidar a cidade como referência no conceito de Cidades Inteligentes. Além disso, intensifica a vocação do PTS no que se refere às tecnologias 4.0. “Esse novo espaço permitirá a inspiração, a capacitação, o desenvolvimento e a prototipação de ideias e soluções para serem aplicadas, de acordo com o conceito de Tecnologia 4.0. O Parque Tecnológico de Sorocaba vive um momento único e isso nos enche de orgulho, pois sabemos que estamos no caminho certo”, ressaltou.

 

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Av. Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-2323.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desconhecidos ateiam fogo em morador de rua na zona leste de São Paulo

Programa de aceleração de startups do Parque Tecnológico de Sorocaba bate recorde de inscritos no Estado

Bolsonaro nega recuo e diz que data de indicação depende de Eduardo

Romu tira de circulação mais de 1 mil porções de drogas

Concurso da Educação reúne quase 12 mil candidatos a PEB I neste domingo

Pai mata filha de 13 anos um dia após sair da prisão em São Roque