28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura e PTS inauguram Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 na próxima segunda-feira

Postado em: 19/10/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico (PTS) inauguram, na próxima segunda-feira (23), o Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 (LabX 4.0), no Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, localizado nas dependências do PTS. Ao mesmo tempo, haverá o lançamento oficial da plataforma CET 4.0, totalmente gratuita, que diagnostica a maturidade das empresas para o uso de tecnologias 4.0 e conecta consultores certificados e especializados para desenvolvê-las.

 

A solenidade de inauguração será às 15h30, na área externa do PTS, devendo reunir diversas autoridades dos governos municipal e estadual, vereadores, deputados estaduais e federais, além de empresários e representantes de instituições, como o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

 

“O CET 4.0, inaugurado em junho de 2021, consiste no primeiro Hub de tecnologia 4.0 do Brasil, desenvolvido pelo PTS, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Agora, o Parque Tecnológico de Sorocaba, mais uma vez, sai na frente e inaugura o seu Laboratório de Experimentações em Tecnologia 4.0, que, sem dúvida, irá beneficiar, em muito, as indústrias e empresas de inovação da nossa cidade e região, para que possam crescer, atingir seus objetivos e, acima de tudo, compartilhar experiências com outras empresas”, comenta o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

 

O LabX 4.0 foi implementado por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo (SDE), via sua Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCTI), para a transferência de recursos financeiros destinados à implantação, no valor aproximado de R$ 1 milhão.

 

Ocupando uma área de 400 metros quadrados do Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, o LabX 4.0 teve seu espaço físico estruturado em quatro pilares: Inspirar, Saber, Prototipar e Conectar, cada um com funcionalidades específicas. Inspirar, por exemplo, contará com um showroom, com soluções reais e atualizadas do mercado de tecnologias 4.0, demonstração de ferramentas e recursos práticos e interativos, além de exemplos de aplicação e um espaço para discussão de novas ideias, casos de sucesso, brainstorming dinâmico e multidisciplinar.

 

Já, o pilar Prototipar será constituído por um Laboratório Maker (FabLab) completo, com bancadas, software e equipamentos de última geração, com recursos de impressão 3D profissional, scanner 3D, corte a laser, usinagem, entre outros, além de kits de IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas) e robótica, espaço demonstrador com empresas detentoras de tecnologias 4.0, apresentando soluções práticas e interativas para diversos setores do comércio, varejo e indústria.

 

Outro pilar, o Saber, tem como objetivo a realização de workshops e seminários, abordando as tecnologias 4.0 e suas aplicações, apresentação de tendências emergentes e debates sobre tecnologia e inovação, além de capacitação técnica, treinamentos e certificação em tecnologia 4.0.

 

Plataforma CET 4.0

 

Durante a solenidade, será lançada oficialmente a plataforma digital CET 4.0, que integrará o pilar Conectar. Totalmente gratuita, a plataforma diagnostica a maturidade das empresas para tecnologias 4.0 e conecta consultores certificados e especializados para desenvolvê-las, a fim de alavancar sua capacidade em tecnologias avançadas. O programa do CET 4.0 é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Governo Federal, realizado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba e teve a plataforma digital desenvolvida pela empresa Softex.

 

O canal promove ações para organizações em diversas áreas de atuação e apresenta um guia na implementação de tecnologias 4.0. Entre as atividades oferecidas, estão: teste de maturidade tecnológica, linhas de financiamento, indicadores e um ambiente de inovação aberto, onde é possível compartilhar desafios e soluções mercadológicas.

 

Mais um avanço do PTS

 

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destaca que a implantação do LabX 4.0 é mais um avanço que o PTS dá no sentido de consolidar a cidade como referência no conceito de Cidades Inteligentes. Além disso, intensifica a vocação do PTS no que se refere às tecnologias 4.0. “Esse novo espaço permitirá a inspiração, a capacitação, o desenvolvimento e a prototipação de ideias e soluções para serem aplicadas, de acordo com o conceito de Tecnologia 4.0. O Parque Tecnológico de Sorocaba vive um momento único e isso nos enche de orgulho, pois sabemos que estamos no caminho certo”, ressaltou.

 

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Av. Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-2323.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nascidos em março podem sacar auxílio referente a ciclos 5 e 6

Comissão de vereadores vai acompanhar “super contas” do Saae

Clínica de Fisioterapia da UNIP Sorocaba atende a pacientes com sequelas da Covid-19

Pandemia dá sinais de estabilidade em São Paulo

Inscrições no Prouni são prorrogadas até sexta (2) após atraso no Sisu

Vereadores arquivam processo contra colega que fez ‘afirmações sexuais’