28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Votorantim disponibiliza serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade

Foto: Divulgação
Postado em: 16/08/2023

Compartilhe esta notícia:

O Programa Consultório na Rua será ampliado para atender pessoas que vivem nos assentamentos do município. O objetivo da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), é promover a inclusão social dessa população vulnerável sem acesso adequado à assistência médica.

 

As informações são da Prefeitura de Votorantim. 


O cronograma elaborado pela Sesa em agosto contempla quatro áreas. A primeira ação foi realizada nesta terça-feira (15), das 8h às 14h, no assentamento Rosa Luxemburgo, situado na região de abrangência da Unidade Estratégia Saúde da Família (UESF) Green Valley.



Silvana Aparecida dos Santos, coordenadora e moradora do assentamento Rosa Luxemburgo, destaca a importância da presença do programa no local, onde vivem muitas crianças e mulheres. “É muito importante para nós, porque muitas mães não conseguem levar seus filhos em consulta médica por conta da distância até a cidade”, conta Silvana.



Durante o mês, os moradores de outros assentamentos também terão um cronograma de atendimento. As ações serão realizadas pela Sesa.


O foco do trabalho será voltado a crianças e gestantes sem acompanhamento pré-natal. A pessoa abordada será cadastrada pela equipe da Sesa, examinada e, caso seja necessário, encaminhada para uma unidade de saúde de referência.



A estimativa é que mais de 800 pessoas sejam incluídas na rede municipal de saúde com o trabalho de atendimento dos assentados. Nestas primeiras semanas serão feitos os cadastros e a avaliação das prioridades de atendimento, de acordo com faixa etária e situação clínica dos moradores.


A Sesa utiliza um veículo adaptado para proporcionar atendimento médico fora das unidades de saúde por meio do Programa Consultório na Rua. O trabalho é desempenhado por uma equipe formada por profissionais da enfermagem e do serviço social.


Esse consultório móvel foi implantado em abril de 2022 na cidade de Votorantim. Durante esse período, mais de 270 pessoas em situação de rua já foram atendidas.



Por meio do programa, a pessoa tem acesso a diversos procedimentos de saúde, como avaliação dos sinais vitais (aferição da pressão arterial, glicemia capilar, temperatura e peso corporal, frequência cardíaca e respiratória) e testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e C, teste de Covid-19 e de gravidez. O indivíduo também é atendido por assistentes sociais e agentes sociais.



Confira a programação de agosto do Programa Consultório na Rua, nas áreas de assentamento:



15 de agosto
Local: Assentamento Rosa Luxemburgo
Horário: 8h às 14h



16 de agosto
Local: Assentamento Rosa Luxemburgo
Horário: 14h às 20h



17 de agosto
Local:  Assentamento Vitória
Horário: 8h às 14h



22 de agosto
Local: Assentamento Teresa de Benguela
Horário: 8h às 14h



23 de agosto
Local: Assentamento Teresa de Benguela
Horário: 14h às 20h



29 de agosto
Local: Assentamento Dandara
Horário: 8h às 14h



30 de agosto
Local: Assentamento Dandara
Horário: 14h às 20h



Fotos: encurtador.com.br/mpEG7
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fundo Social de Solidariedade recebe mais de cinco toneladas de alimentos para “A Fome não é Fake!”

Saae/Sorocaba inscreve para visitas e palestras educativas sobre uso consciente da água

Polícia Civil apreende mais de mil porções de drogas em Itu

Bolsonaro fala em "certa histeria" e diz que fará "festinha" de aniversário

Candidatos a Diretor de Escola participam de concurso da Prefeitura no domingo

Novos iPhones vão custar até R$ 14 mil no Brasil