25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae/Sorocaba inscreve para visitas e palestras educativas sobre uso consciente da água

Postado em: 31/08/2021

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba abre inscrições para interessados em participar das ações educativas oferecidas gratuitamente pela autarquia. As iniciativas estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19 e estão sendo retomadas, resguardas todas as medidas sanitárias, como forma de intensificar a campanha de conscientização da população quanto à necessidade de economizar e fazer o uso consciente da água.

 

O serviço está sob a coordenação da equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba, que realiza uma série de programas, incluindo visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, bem como aos mananciais utilizados para a captação de água bruta para tratamento e distribuição, além de palestras educativas e de orientação em escolas, faculdades, universidades e entidades diversas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br.

 

“A conscientização da população é extremamente importante, como forma de preservar os recursos hídricos. Basta a adoção de medidas simples, como deixar de desperdiçar, economizar sempre que possível, informar sobre desperdícios identificados, preservar rios e cursos d’água, dentre diversas outras. Às vezes, conhecer de perto o trabalho do Saae ajuda muito nesse processo”, enfatiza o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

 

Programas

 

Os programas desenvolvidos pelo Saae/Sorocaba incluem o “Água Viva”, “Reviágua” e “Saae vai até você”. Eles são voltados a professores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, empresas, clubes, associações, organizações e entidades.

 

O “Água Viva” consiste em visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água (ETA), para conhecer todo esse processo. O objetivo é propiciar uma reflexão a respeito da situação dos recursos hídricos e ambientais e a necessidade da preservação e do uso consciente desses recursos.

 

Já, o “Reviágua” oferece visita monitorada à maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, a ETE-S1. Os participantes conhecem todo o processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado em Sorocaba, além do processo de despoluição do Rio Sorocaba. A importância do tratamento dos efluentes é enfatizada como fator fundamental na preservação do meio, bem como o incentivo às práticas diárias individuais, familiares e comunitárias, frente às questões ambientais.

 

No “Saae vai até você”, a equipe de Educação Ambiental ministra palestras adaptadas para empresas ou condomínios, conforme a necessidade de cada grupo. Nessas ocasiões, são abordados temas referentes ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente da água tratada.

 

A equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba também ministra palestras sobre a história e a despoluição do Rio Sorocaba, consumo consciente de água, funcionamento do hidrômetro e informações contidas nas contas de água, detalhes dos processos de tratamento de água e esgoto no município e, ainda, decorre sobre o inovador sistema de tratamento de água, à base de ozônio, que está presente na nova ETA Vitória Régia. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 9815-80697.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Corrida e Caminhada da Emancipação será realizada em 5 de dezembro em Votorantim

Estudo indica 3ª dose para pessoas acima de 55 anos que tomaram Coronavac

Ministério da Saúde amplia tratamento contra câncer no SUS

Votorantim monta barreira sanitária em dois pontos da cidade

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Sorocaba

“A Fome não é Fake! – Socorro a Petrópolis” supera meta e arrecada mais de 25 toneladas de alimentos