27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba leva cuidados odontológicos a creches municipais

Foto: SECOM
Postado em: 06/10/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), via Serviço de Educação, Prevenção e Triagem Odontológica (SEPTO), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), está levando cuidados odontológicos a crianças de 0 a 2 anos, começando por 19 creches municipais da cidade.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

As primeiras experiências do programa, em novembro de 2022, já demonstraram resultados importantes, garantindo um sorriso saudável e a prevenção de problemas odontológicos desde os primeiros anos de vida.

 

As atuações nas unidades escolares seguem ocorrendo e, com isso, o SEPTO está tornando a odontologia mais acessível e ‘amigável’ às crianças, por meio de abordagens lúdicas e educativas. As ações incluem atividades interativas que ensinam a importância da saúde bucal, da higiene oral, além da realização de avaliações bucais das crianças.

 

O SEPTO também está atuando em estreita colaboração com os pais ou responsáveis, educadores e funcionários das creches, com objetivo de disseminar a importância da saúde bucal em todas as esferas da comunidade escolar. Isso inclui sessões de capacitação para educadores e distribuição de materiais educativos.

 

“É fundamental que as crianças desenvolvam bons hábitos desde cedo. Isso não apenas melhora a saúde bucal, como também contribui para o bem-estar geral”, explica Dra. Katia Regina, uma das dentistas do programa.

 

A coordenadora de Saúde Bucal da SES, Dra. Jessica Flumignan, ressalta a importância da intensificação desse atendimento. “Nossa meta é transformar a educação odontológica em uma parte integrante do currículo escolar, assim, promovendo uma cultura de cuidados bucais desde a infância. Isso só é possível com a colaboração dos educadores, pais e profissionais de saúde”, pontua.

 

A iniciativa tem sido bem recebida pelos estudantes e já demonstrou resultados positivos nos primeiros meses de implementação. “Essas ações têm conquistado os corações das crianças e de toda a comunidade escolar e vêm trazendo conscientização, com cuidado prático à saúde bucal dos alunos da rede municipal”, salienta o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereador Vinícius Aith comenta sobre possível futuro partido do presidente Jair Bolsonaro

Carro campeão de automobilismo, em 2023, é de Sorocaba. Tributo a Ayrton Senna que completaria 64 anos esta semana

Guarda Civil Municipal detém homem com 262 porções de drogas no Mineirão

Prefeitura de Votorantim negocia mais de R$ 11 milhões de dívidas dos contribuintes

Dini diz que situação do Hospital Regional foi ‘preparada’ antes de visita

Prefeitura instala playgrounds em áreas públicas do Guaíba e Cajuru