12 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Carro campeão de automobilismo, em 2023, é de Sorocaba. Tributo a Ayrton Senna que completaria 64 anos esta semana

  Arte: VT
Postado em: 23/02/2024

Compartilhe esta notícia:

O Campeonato “Império Endurance Brasil”, na categoria P1, teve como vencedor, em 2023, o carro Ligier JS – P320, da Equipe BTZ Motorsport, da cidade de Sorocaba. Andrea Felix, responsável pela equipe da estratégia e desenvolvimento, entusiasmada pelos resultados confirmou que, para 2024, haverá mais um carro para a temporada. O autódromo “Ayrton Senna”, em Goiânia, foi escolhido para a quarta etapa do campeonato. O carro da equipe Motorshop, de Sorocaba, é pilotado por Guilherme Botura e Caetano de Mauro, da Tecmotorsport.


Iniciamos o artigo desta semana com o destaque do filme em cartaz desde o dia 22 de fevereiro nos cinemas em Sorocaba, da história da Ferrari, os seus velozes carros nas pistas de Fórmula1 e estradas de cidades da Europa. A importante competição vitoriosa de uma equipe sorocabana, para relembrar um dos mais destacados pilotos mundiais de Fórmula 1, nas décadas de 80 e 90, o inesquecível Ayrton Senna também é assunto do artigo. A homenagem ao seu nome, em pistas do Brasil e do exterior, é um reconhecimento a sua história no automobilismo. Voltando no tempo, recordo-me do dia do trágico acidente, quando eu participava de um evento em Araçoiaba da Serra.


Através das emissoras de Rádio e TV, a notícia logo se espalhou entre as centenas de participantes da festa e a comoção foi geral. Ninguém acreditava no que ouvia e assistia, nas constantes reprises do fatal acidente, naquele 1º de maio de 1994. O lamentável fato se deu, após o piloto colidir com uma mureta de proteção no “Grande Prêmio de San Marino”, em Ímola. Embora decorrido tanto tempo, Senna nunca deixou de estar na memória dos brasileiros. O seu falecimento e velório marcaram a história do automobilismo brasileiro. A despedida ao herói das pistas teve 22 horas de duração, devido à imensa quantidade de fãs que foram acompanhar o enterro. Ao todo, compareceram 240 mil pessoas de todas as partes do País e, também, do exterior, além dos pilotos da Fórmula 1, e colegas de equipe.


 
Carreira vitoriosa


 
Ayrton Senna nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960. Aos quatro anos de idade, ele ganhou o seu primeiro kart, construído pelo seu pai. O motor foi tirado de um cortador de grama, mas chegava aos 60 km/h. A partir dos sete anos de idade, Ayrton passou a pilotar um kart profissional, mas sem participar de competições. Aos 11 anos, deu sua primeira volta num circuito de kart, isso sob intensa chuva. Um ano depois, desmontou seu próprio kart para descobrir a função de cada peça, a fim de entender como poderia fazer para ser mais rápido nas pistas.


Em 1973, aos 13 anos, Ayrton Senna participou, na cidade de Campinas, São Paulo, da sua primeira corrida de kart, em um circuito improvisado. Apesar de ser mais novo que os demais pilotos, liderou boa parte da corrida e chamou a atenção de quem assistia. Para muitos, Senna reinventou a ‘arte’ de pilotar karts. O primeiro título não demorou muito para vir. Em 1974, Senna conquistou o Campeonato Paulista de Kart, conquista que se repetiu em 1976. No kart, também, foi tricampeão brasileiro em 1978, 1979 e 1980, e campeão sul-americano em 1977 e 1980. Também não demoraria muito para Senna se transformar num fenômeno da Fórmula 1.
 
 

Vanderlei Testa, jornalista e publicitário, escreve no jornal Ipanema

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UNIP E CIEE realizam o Se Joga na Carreira, evento que oferecerá palestras e cinco mil vagas de estágios

Governo de SP lança edital para concurso público que vai contratar 15 mil professores

Votorantim registra mais 27 casos de covid-19 

Congresso estuda 1º turno da eleição em 15 de novembro ou 6 de dezembro, diz Maia

Rio: Justiça bloqueia bens de Eduardo Paes e de empresas de ônibus

Ação de prevenção ao câncer de pele atende centenas de pessoas na Policlínica