29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba dá início para a construção novas creches e escolas do Ensino Fundamental

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 01/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou o início da construção de 11 novas creches e mais duas escolas do Ensino Fundamental no município, as quais têm todas previsão de entrega até o fim do próximo ano. Assinaram a Ordem de Serviço, na noite desta quinta-feira (27), o prefeito Rodrigo Manga e os secretários da Educação (Sedu), Marcio Carrara; de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa; e de Administração (Sead) e Jurídica (SEJ), Luciana Mendes. Também participaram do ato a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; a coordenadora do Centro de Desenvolvimento Aceleração e Inovação (CADI), Jessica Pedrosa; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; além dos empresários da área da construção civil, representando a Honus Construções, Bruno Campos, e a Casa Grande Construções, Bianco Rodrigo Dias. Ainda, estiveram presentes educadores, pais e responsáveis de alunos e demais convidados.

 

 

Na ocasião, foram apresentadas todas as novas unidades que já iniciaram ou iniciarão suas construções, em breve. No bairro Jd. Alpes de Sorocaba, a creche terá 10 salas de aula, atendendo 188 alunos, no modelo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com recursos do governo federal. No Jd. Villagio Milano, a unidade, também no modelo FNDE, terá 10 salas para 188 alunos. No Jd. Santo Amaro, da mesma forma, o projeto tem 10 salas, para 188 alunos, no modelo FNDE. Já, no bairro Júlio de Mesquita Filho, a unidade, no padrão FNDE, terá cinco salas, para atender 94 alunos. Outra unidade, no Jd. Monterrey, segue o mesmo modelo FNDE, com cinco salas e capacidade para 94 alunos. Crianças das imediações do Jd. Santa Rosa igualmente serão contempladas com uma creche, modelo FNDE, com 10 salas para 188 alunos. Na Vila Almeida, a unidade FNDE terá cinco salas, apta a atender 94 alunos. Enquanto, no Jd. Itália, que fica na região do Éden, a unidade será construída com recursos da própria Prefeitura. Serão 10 salas de aula, para 188 alunos. No Jd. dos Pássaros, os recursos para a construção também vêm do Município. Serão 10 salas e capacidade para 188 alunos. Por fim, serão entregues mais duas novas creches no Parque São Bento, em dois endereços, para atender um dos bairros mais populosos da cidade, ambas com 10 salas e capacidade para 188 alunos.

 

 

Além de todas essas creches, serão construídas mais duas Escolas Municipais do Ensino Fundamental. No Jd. Amália, onde a demanda é crescente e a carência se estende há vários anos, a escola terá 20 salas de aula, com capacidade para atender 1.400 alunos. No Parque São Bento, onde a demanda também é maior, serão 27 salas de aula, para 1.890 alunos. Essas duas escolas serão construídas com recursos próprios do Município e funcionarão nos períodos matutino e vespertino (à tarde).

 

 

Além dos projetos e das licitações prontas, todas essas novas unidades escolares já têm recursos destinados para que as obras sejam feitas. Com isso, serão proporcionadas mais cerca de 2.000 vagas para atender, principalmente, crianças de zero a três anos, que é a faixa etária de maior demanda no município.

 

 

A cerimônia de anúncio da construção das novas creches e escolas teve início com um momento cultural, contando com o talento musical da servidora pública Natália Rolim, do CEI-97 “Maria Dorelli de Magalhães, no Piazza di Roma, Zona Oeste, abrilhantando, ainda mais, o evento.

 

 

“Estamos muito contentes em anunciar essas obras de 13 novas escolas, que são resultado de muita dedicação dessas equipes, especialmente da Educação, que está promovendo uma verdadeira revolução no município, com a aquisição de uniformes para os alunos, equipamentos tecnológicos, como lousas digitais, tablets e Chromebooks, material pedagógico inovador e muito mais. Com isso, estamos comprometidos em zerar a fila de vagas para creches em Sorocaba. São unidades escolhidas em bairros que, há muitos anos, reivindicavam esses equipamentos. Além de atender ao direito garantido das crianças, estamos proporcionando um benefício importante para as mães que precisam trabalhar”, avalia o prefeito Rodrigo Manga. Na sequência, foi feita a assinatura simbólica da Ordem de Serviço, apresentada pela secretária de Comunicação.

 

 

“Nossa alegria é muito grande, por podermos atender demandas que vêm de diferentes regiões da cidade. E, além de estarmos gerando novas vagas em creches e escolas para o município, estamos proporcionando também ensino de qualidade para todos”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.

 

 

A coordenadora do CADI também frisou que essa grandiosa conquista era aguardada, há anos, pela população sorocabana. “Em menos de dois anos de Governo, realizamos a captação de recursos necessários para essas obras, que, em alguns casos, vinham sendo negociados desde 2017″, fala.

 

 

“Nossa missão, agora, é finalizar o processo licitatório das novas atas de manutenção para concluir os trabalhos de revitalização que já estão acontecendo em nossas escolas. E isso deve ocorrer muito em breve”, finaliza o prefeito Rodrigo Manga.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SP deve receber insumos para produzir mais 10 milhões de vacinas no dia 26

Após prisão de diretor da Inova, Câmara deleta menção a visita ao presidente do Legislativo

Votorantim registra mais 22 casos de Covid-19, entre eles um óbito

Câmara vota criação do Conselho Municipal do Trabalho e benefícios a servidores nesta 3ª

Prefeitura instala aparelhos de ginástica na Praça do Mineirão; foram instalados cinco aparelhos

Aposentadoria do INSS tem aumento de 4,48% e teto vai a R$ 6.101