27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura conscientiza motoristas sobre uso de vagas preferenciais de estacionamento

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 22/12/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e em parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes, realiza, nesta quinta-feira (22), mais uma ação educativa para conscientizar os motoristas quanto ao uso adequado das vagas preferenciais. A iniciativa, que ocorrerá das 9h às 11h, no estacionamento do supermercado Tauste (Av. Professora Izoraida Marques Peres, 600), no Parque Campolim, será a terceira do tipo realizada neste ano.

 

A ação consiste em anexar folhetos explicativos nos retrovisores dos veículos, assim como entregá-los para pedestres e motoristas. O material traz o seguinte alerta: “Quando um espaço é ocupado indevidamente, atrapalha!”. Também informa que o uso da vaga é prioridade para deficiente físico ou idoso, desde que este tenha a credencial emitida pela Urbes – Trânsito e Transportes.

 

O documento de autorização, que deve ser deixado no painel do veículo, pode ser solicitado nas Casas do Cidadão ou na sede da Urbes (Rua Pedro de Oliveira Neto, 98 – Jardim Panorama), das 9h às 16h. Mais informações sobre o procedimento estão disponíveis no site: www.urbes.com.br. Outra forma de contato é pelo telefone: (15) 3331-5000.

 

Na última terça-feira (20), ação educativa semelhante ocorreu no Tauste, localizado na Avenida Itavuvu, na Zona Norte, ocasião em que cerca de 400 folhetos com a mesma informação foram distribuídos. No dia 15 de dezembro, a conscientização ocorreu no Tauste da Avenida General Carneiro, na Zona Oeste, quando também houve a entrega de centenas de folhetos explicativos.

 

Durante as abordagens, a equipe de Educação para o Trânsito da Urbes orienta os munícipes, inclusive, sobre o risco de multa e outras sanções aos infratores. Conforme estabelece o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição. A infração implica em multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, e perda de sete pontos na Carteira de Habilitação, mais a remoção do veículo.

 

“Essa atividade faz parte da programação mensal educativa da Urbes, cujas atividades ocorrem diariamente, em pontos estratégicos da cidade. São 34 iniciativas apenas neste mês de dezembro, as quais estão trabalhando 16 temáticas diferentes”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

 

O calendário completo pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pré-candidato a prefeito, Fernando Dini fala que reconduzirá Sorocaba ´ao sucesso´

Prefeitura instala playgrounds em áreas públicas do Guaíba e Cajuru

Denúncias de maus-tratos a animais devem ser feitas na Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba

Itália tem recorde de casos de covid-19

Prefeitura interdita desmache clandestino no Terras de Arieta

Excesso de velocidade é a principal infração de motoristas suspensos