29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura cadastra famílias para indenização de danos causados pelas chuvas

Foto: SECOM
Postado em: 22/01/2024

Compartilhe esta notícia:

O atendimento ocorre na sede da Secretaria de Cidadania, no Centro, a partir desta segunda-feira (22). Também haverá mutirão no CRAS Vitória Régia, das 8h às 18h, voltado à população desse bairro

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) atende, a partir das 8h desta segunda-feira (22), às famílias em situação de vulnerabilidade que tiveram danos materiais em suas residências, decorrentes das fortes chuvas registrada neste fim de semana na cidade.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

O cadastramento deve ser feito na sede da Secid, no Centro. Especialmente, também haverá um mutirão no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vitória Régia, destinado à população desse bairro, mas somente na segunda-feira, das 8h às 18h.

 

A medida,conforme prevista na Lei 12.760/23, autoriza a Administração Municipal a conceder ajuda financeira de até R$ 13.020,00 às pessoas físicas em situação de vulnerabilidade social e proprietárias de unidades habitacionais afetadas pela chuva. Após o cadastramento, cada caso será analisada individualmente quanto à viabilidade de indenização dos prejuízos.

 

Para pleitear o benefício é necessário pedido formal subscrito pelo interessado; comprovante do Cadastro Único Federal: Folha Resumo; cópia do RG e CPF do(s) responsável(is) legal(is) pela abertura do processo; cópia do comprovante de endereço atualizado até 120 dias; comprovante de que reside no local da ocorrência há pelo menos seis meses; apresentação de registros da ocorrência, por meio de fotos, vídeos ou outros meios de comprovação de perdas prevista no artigo 9º da Lei; número de conta bancária (extrato ou cópia do cartão), obrigatoriamente em nome do solicitante do processo, preferencialmente da genitora; cópia da Guia de Atendimento ou declaração/relatório emitido no ato da constatação pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil ou posteriormente, por solicitação do interessado, dentre outras informações de sua incumbência, como delimitação da área atingida e avaliação de danos e prejuízos das áreas/bens atingidos pelo desastre, mais a cópia da declaração de visita socioassistencial.

 

Enquanto isso, as equipes da Prefeitura seguem realizando os serviços de limpeza de vias e assegurando atendimento emergencial aos moradores cujos imóveis foram atingidos pelas chuvas recentes. As famílias afetadas estão, neste momento, sendo amparadas pelo Município, sobretudo, pela Defesa Civil, pelo telefone 199, além do apoio da Secid e do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Liberação do FGTS deverá criar 2,9 milhões de empregos em dez anos, diz governo

Jovem que matou a menina Heloá é denunciado por 4 crimes

Sorocaba receberá investimentos em melhorias viárias no corredor para São Paulo

Cruzeirão 2022 recebe inscrições até esta quinta-feira

Damares convoca entrevista, fica em silêncio e depois diz que foi encenação

Projeto de páscoa distribui 700 caixas de chocolates e faz festa para crianças