26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Música e poesias marcam Festival da Cultura no campus Sorocaba

Postado em: 30/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Entre os dias 26 e 28 de agosto, o campus Sorocaba da PUC-SP realizou uma nova edição do Festival da Cultura. À frente da organização das atividades estava o professor da disciplina de Ginecologia, Eduardo Coscia. O tema geral deste ano foi “Cultura insurgente: criação como resistência”.

Foram promovidas duas inserções artísticas. A primeira era um varal de poesias, exposto na escadaria da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) e denominado “Palavras que Pulsam”. Os textos foram escritos por alunos e professores e poderiam ser anônimos ou assinados. Já a segunda – feita de forma pontual, apenas no dia 27 – era uma apresentação musical de rock, com clássicos de Cazuza, Queen, Beatles, entre outros. A banda, inclusive, era composta pelo próprio professor, por residentes e alunos.

width=1024

Eduardo reconheceu a importância deste evento como uma forma de unir a comunidade acadêmica: “Às vezes, as pessoas que estão na universidade têm um relacionamento mais distante entre si. Nesse caso, toda inserção de cultura e arte faz com que aqueles que não têm um contato próximo acabem convivendo numa situação fora do estresse do estudo ou do trabalho”. Ele prosseguiu: “Além disso, na medicina, [este tipo de ação] é importante pela humanização e socialização. Deixa as pessoas mais humanas, mais amorosas, [pelo fato de] trabalharem em conjunto. Tudo isso vem para somar na formação desses meninos”. Ele agradeceu à Reitoria pelo espaço concedido para a realização desta iniciativa.

Henrique Pessoa, aluno do 5º ano de Medicina, considera que este festival é um espaço de voz. “É um espaço para falar, sentir e pensar coisas que, durante a rotina, talvez a gente [a comunidade da PUC-SP] não aborde. Lidamos, sobretudo nos cursos de saúde, com o potencial, material e substância humana. Às vezes, isso pode se tornar uma experiência de vida muito bilateral”, ponderou. “O varal de poesias se tornou um espaço para nós falarmos.”

A idealizadora do varal de poesias, Maria Beatriz Zafiro, também do 5º ano de Medicina, se surpreendeu com a adesão dos membros da universidade. “Quando eu fiz a divulgação, pessoas de todos os anos, funcionários e professores quiseram participar. Até mesmo o diretor da FCMS enviou uma poesia”, revelou. “Escolhemos um local de alta visibilidade. Acho que o mais legal é que esta área [do conhecimento] pode parecer uma coisa muito isolada do mundo da arte, mas, aqui dentro, há muito mais do que médicos e estudantes”, comentou. “Daqui a um ano, estarei formada. Espero deixar aqui pessoas que queiram organizar [esse tipo de ação] nos próximos anos.”

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guedes diz que país está longe de depressão e que BC não precisa emitir mais moeda

Urbes terá esquema especial de trânsito e transportes no domingo para concurso público

Estabelecimentos comerciais são autuados pelo Procon por apresentar irregularidades

É liberdade de expressão, diz Bolsonaro sobre suposto esquema de fake news ligado ao filho

Condenado pela morte de Vitória Gabrielly questiona investigação em carta ao pai da vítima

Fábrica Festival anuncia cancelamento de evento em Sorocaba