01 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lançado livro biográfico de Dom Júlio Akamine - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 30/09/2023

Compartilhe esta notícia:

O lançamento do livro da biografia de dom Julio Endi Akamine realizado no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral de Sorocaba no dia 22 de setembro, contou com a participação do Bispo Auxiliar de São Paulo, de dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, bispo emérito, sacerdotes e grande número de pessoas de Sorocaba e da colônia japonesa. O livro é de autoria do escritor Akira Chinen da Academia Nipo-Brasileira de Escritores.

 

Durante o evento, dom Julio entregou ao escritor uma medalha especial comemorativa do Centenário da Arquidiocese de Sorocaba. Entre os participantes convidados a presença de Maria Lúcia Amary, deputada Estadual de São Paulo, que manifestou o seu apreço a dom Julio em entrevista concedida a este colunista.

 

O autor Akira Chinen também declarou em depoimento à Rede Vida e a este jornalista que irá divulgar o livro no Japão em escolas e bibliotecas para conhecimento da população japonesa, do primeiro bispo descendente de japoneses na Igreja Católica.

 

A noite de autógrafos foi bastante prestigiada com dezenas de livros assinados por dom Julio, com dedicatórias pessoais e mensagens de espiritualidade.

 

No final do lançamento, o Movimento das Equipes de Nossa Senhora, setores de Sorocaba, ofereceu um coquetel aos convidados que vieram de São Paulo e das cidades da arquidiocese de Sorocaba.

 

Sabedoria nas linhas do livro

 

Na contra capa do livro o autor pública uma mensagem de sabedoria da mãe de Dom Julio Akamine, a senhora Teruo Oshiro Akamine. Segundo diz o texto, é uma demonstração de mãe que sabe discernir com amor os ensinamentos ao filho que escolheu a missão de evangelizar.

 

“ Julio, meu filho! Quanto mais você sobe no tronco da árvore, mais fino ele vai ficando… e não se esqueça que mais forte será o vento”.

 

O título “Família, Vida, Obra” da biografia de Dom Julio Endi Akamine foi destacado nos 10 capítulos da obra. Ele que ingressou aos 12 anos de idade no Seminário, depois de ter participado como coroinha na igreja na cidade de Garça, assumiu nessa fase infantil e início da adolescência, um caminho de fé que o levaria aos 25 anos a ser ordenado sacerdote.

 

Nestes anos em que Dom Júlio glorifica a Deus, como pastor da Arquidiocese de Sorocaba, o arcebispo tem motivado as paróquias e comunidades com ardor missionário, diz o pároco geral padre Manoel Cesar de Camargo Junior.

 

Dia de Nossa Senhora Aparecida

 

No próximo dia 12 de outubro, data consagrada à Padroeira do Brasil, a arquidiocese de Sorocaba celebra em suas igrejas, missa dedicada à mãe de Jesus. Dom Julio Endi Akamine distribuiu comunicado nesta semana, orientando a população católica que ele estará presidindo a missa de NS Aparecida no Santuário de Aparecidinha, às 12 h.

 

A solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida dará às pessoas que participarem da missa solene a Benção papal com Indulgência plenária. O comunicado do arcebispo, no entanto, ressalta que os fiéis devem observar que para ganhar a indulgência, deve-se excluir os pecados com a participação no sacramento da penitência, comunhão eucarística e oração na intenção do sumo pontífice papa Francisco. Informações gerais do convite estão nas páginas sociais de Dom Julio e no site da Arquidiocese de Sorocaba.

 

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário, escreve no jornal Ipanema.- ( artigovanderleitesta@gmail.com)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 24 de julho em Sorocaba

Square Saint Lambert chega ao ponto mais valorizado do Jardim Emília

GCM/Romu detém homem em flagrante por tráfico de drogas no bairro Carandá

431 animais da região do Quintais do Imperador serão beneficiados com a castração

Prefeitura avalia implantação de Zona Azul na região do Hospital Oftalmológico

Zema pede agilidade para punir responsáveis por rompimento de barragem