26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

431 animais da região do Quintais do Imperador serão beneficiados com a castração

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 01/02/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará, na segunda e na terça-feira (3 e 4), as cirurgias do Mutirão de Castração de cães e gatos, que beneficiarão 431 animais de moradores do Quintais do Imperador, Jardim Tropical, Jardim Montreal e Jardim Santa Bárbara.

 

A ação ocorrerá em unidades móveis que estarão estacionadas no Supermercado Seriema, localizado na avenida Américo Figueiredo, 4.265. Todas as vagas foram preenchidas.

 

Promovida pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, a iniciativa visa reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem mais de 200 mil cães e gatos.

 

De acordo com a Sema, foram inscritos 105 gatos e 326 cães para este mutirão. É importante que quem se inscreveu leve seu animal de estimação no dia agendado para a cirurgia. Em caso de ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

 

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

 

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

 

Para a castração, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração. Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

 

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

 

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Joice fala como candidata a prefeita de SP, alfineta Doria e exalta Bolsonaro ‘brucutu’

Mulher é flagrada com droga sintética dentro do sutiã em penitenciária de Mairinque

Eleições 2020: saiba o que pode e o que não pode hoje

Doria frustra prefeitos e mantém região de Sorocaba na fase laranja

Bolsonaro foi o candidato a presidente mais votado em Sorocaba

Comemoração dos 30 anos da Fundec segue com apresentações musicais até sexta-feira