Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

431 animais da região do Quintais do Imperador serão beneficiados com a castração

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 01/02/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará, na segunda e na terça-feira (3 e 4), as cirurgias do Mutirão de Castração de cães e gatos, que beneficiarão 431 animais de moradores do Quintais do Imperador, Jardim Tropical, Jardim Montreal e Jardim Santa Bárbara.

 

A ação ocorrerá em unidades móveis que estarão estacionadas no Supermercado Seriema, localizado na avenida Américo Figueiredo, 4.265. Todas as vagas foram preenchidas.

 

Promovida pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, a iniciativa visa reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem mais de 200 mil cães e gatos.

 

De acordo com a Sema, foram inscritos 105 gatos e 326 cães para este mutirão. É importante que quem se inscreveu leve seu animal de estimação no dia agendado para a cirurgia. Em caso de ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

 

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

 

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

 

Para a castração, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração. Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

 

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

 

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gerente Nacional de Expansão EAD da UNIP explica em live como se tornar um investidor no ensino a distância

EM SOROCABA - Supermercados isolam produtos não essenciais, mas venda de bebidas está liberada

GCM detém jovem com 586 porções de drogas em pista de skate da Vl. Formosa

Sorocaba terá Conferências Locais de Saúde no dia 29 de maio

Covid-19: pais registra 965 mortes nas últimas 24 horas

Motorista de aplicativo é enforcado com cinto de segurança em assalto