27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

IFSP e alunos pedem reforço na segurança após onda de assaltos

Postado em: 23/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Alunos e a direção do IFSP (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia), campus Vila Lucy, Zona Oeste de Sorocaba, estão pedindo por reforço policial, durante o horário de saída dos alunos do período da noite, após uma onda de assaltos ser registrada no local.

Conforme alunos da unidade relataram ao Ipa Online, somente nesta semana duas estudantes foram assaltadas à mão armada. Os crimes ocorrem por volta das 22h30. Os casos de roubo ocorrem desde o começo do ano. No semestre passado, também à noite, uma estudante conseguiu fugir de uma tentativa de roubo, enquanto outro aluno no Campus também teve o celular roubado.

Segundo o portal levantou, um ofício com pedido de reforço de segurança no local chegou a ser entregue pelo instituto à PM e à GCM em 2018, mas os crimes continuam ocorrendo. Nesta última quinta-feira (22), alunos, junto à unidade de ensino, iniciaram abaixo assinado pedindo ronda com viaturas policiais no local.

De acordo com o diretor-geral do IFSP, Denilson de Camargo Mirim, um segundo ofício deve ser encaminhado novamente às Corporações ainda nesta sexta-feira (23). Outra requisição para melhoria na iluminação pública onde fica situado o Instituto, na rua Nhonhô Píres, também foi entregue à Prefeitura de Sorocaba.

Mirim informou que alunos têm tomado medidas cautelosas para evitar serem vítimas dos crimes. Entre elas, estão a saída em grupos e evitar andar desacompanhados.

Por meio de nota, a  Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), informa que enviará uma equipe técnica ao local para analisar o sistema de iluminação existente e a elaboração de projeto com tecnologia LED, com seu respectivo orçamento. Lembrando que as execuções dos serviços propostos dependem de reserva financeira para abertura de processo licitatório.

Sobre a fiscalização e a segurança do local, a Secretaria de Segurança e Defesa Civil vai encaminhar as informações à Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal intensificará o patrulhamento nos bens, serviços e instalações da região, visando colaborar com a PM na redução das ocorrências informadas.

Já a Polícia Militar (PM) por meio de nota, informou em consulta aos sistemas da Polícia Militar, que não foi encontrado registro de nenhuma ocorrência na Rua Nhonhô Pires, Vila Lucy nos meses de fevereiro a agosto de 2019.

A PM reitera a necessidade do registro dos delitos pelas pessoas que forem vítimas de algum crime, pois, o planejamento ostensivo é realizado com a utilização de ferramentas inteligentes que, com base nos dados dos registros de ocorrências existentes, norteiam a execução das ações das viaturas em serviço e o patrulhamento ostensivo visto pela comunidade nas ruas, portanto, a subnotificação de ocorrências, quando permanecem na informalidade prejudicam a segurança de todos, vez que não contribui para a formação de uma base sólida para o planejamento operacional.

Compartilhe: