24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Após três dias em Fase Vermelha, estado de São Paulo volta à Amarela nesta segunda-feira

Foto: divulgação
Postado em: 04/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Após três dias na Fase 1-Vermelha do Plano São Paulo, onde somente podiam ser abertos os serviços considerados essenciais, a maior parte do estado de São Paulo volta, a partir de hoje (4), para a Fase 3-Amarela. A exceção é para a região de Presidente Prudente, que vai permanecer na Fase 1-Vermelha.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

A medida vale, pelo menos, até o dia 7 de janeiro, quando o governo estadual deve anunciar uma nova classificação do Plano São Paulo. O governo já anunciou que nenhuma região do estado vai evoluir para a Fase 4-Verde em janeiro.

 

Restrições 

 

Por causa do grande aumento no número de casos, internações e mortes provocadas pelo novo coronavírus no mês de dezembro, o governo de São Paulo determinou que todos os 645 municípios do estado voltassem para a Fase Vermelha, a mais restritiva, entre os dias 25 e 27 de dezembro e entre os dias 1º e 3 de janeiro. Mas nem todos os municípios do estado respeitaram a determinação, permitindo a abertura do comércio e de serviços considerados não essenciais. Além disso, parte da população do estado também não respeitou a regra e promoveu ou participou de aglomerações em praias e até festas clandestinas no período. 

 

Na Fase 1-Vermelha do Plano São Paulo só podem funcionar os serviços considerados essenciais nas áreas de abastecimento, segurança, transporte e saúde, como mercados, farmácias, postos de combustível, padarias e lavanderias. Já a Fase Amarela permite a reabertura de shoppings, bares, comércio de rua, academias, restaurantes, concessionárias, escritórios, eventos culturais e salões de beleza, mas com limite de 40% de sua capacidade e com horário de funcionamento restrito.

 

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (Vermelho) a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul). O plano divide o estado em regiões e cada uma delas é classificada em uma fase, dependendo de fatores como a capacidade do sistema de saúde e a evolução da epidemia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita Federal abre nesta quarta consulta a lote residual de restituição a 185 mil contribuintes

Terceiro domingo consecutivo do concurso da Educação tem mais de 1,7 mil participantes

Prefeitura de Votorantim decreta uso obrigatório de máscara de proteção facial

Parlamentares e dirigentes partidários estimam adiar 1º turno das eleições para 15 de novembro

Maioria quer que vacina para Covid seja obrigatória, mostra Datafolha

Parque das Águas tem espetáculos gratuitos neste fim de semana de Carnaval