27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em 9 meses, Sorocaba tem saldo positivo na geração de empregos sete vezes maior que antes da pandemia

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 27/10/2022

Compartilhe esta notícia:

Pelo nono mês consecutivo, Sorocaba apresentou desempenho positivo na criação de novos empregos com carteira assinada. Com saldo de 10.739 vagas de trabalho abertas, de janeiro a setembro deste ano (97.617 admissões ante 86.878 desligamentos), o número representa um aumento de mais de sete vezes na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, quando o saldo foi de 1.423 vagas (58.310 contratações ante 56.887 demissões).

 

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado nesta quarta-feira (26).

 

Somente no último mês de setembro, foram criados 10.534 novos empregos, contra 9.520 demissões, gerando um saldo positivo de 1.014 postos de trabalho na cidade, resultado também maior que no mesmo mês de 2019 (saldo de 324 novos empregos), com crescimento de mais de três vezes em relação ao mesmo período de 2019. O setor que mais empregou na cidade, no mês de setembro deste ano, foi o Comércio, com 703 vagas; seguido da Indústria, com 105; dos Serviços, com 101; e da Construção Civil, com 97 admissões.

 

“Sorocaba está avançando a cada dia e vai crescer ainda mais, graças a todo trabalho, empenho e à parceria entre os setores público e privado. Os resultados positivos na geração de empregos, mês a mês, apontam que a cidade está crescendo e se desenvolvendo economicamente”, comentou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo, os números são reflexo de grandes ações realizadas pelo Poder Público em conjunto com as empresas da região. “Essas instituições estão sentindo, cada vez mais, confiança em investir em Sorocaba por diversos fatores, como a logística, os incentivos fiscais oferecidos às empresas, a mão de obra qualificada e o sentimento positivo em relação à administração e ao avanço da economia da cidade”, destacou.

 

“O Mutirão de Empregos Sorocaba, que acaba de concluir um ano de atividades pela empregabilidade no município, também é um grande fator colaborador para esse aumento das oportunidades, pois reúne agências e instituições de ensino em um só lugar, garantido também acesso à qualificação profissional e um direcionamento mais ágil e assertivos às vagas de emprego”, completou o secretário da Sedettur.

 

Saiba como consultar vagas de emprego na cidade

 

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes na cidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Histórias da Nossa Gente lança a obra “A Evolução do Tempo” - edição Região Metropolitana de Sorocaba

“Adios Diego”: Maradona é enterrado e mundo chora a perda

Prefeitura entrega pavimentação da Rua Salvador Roque Romano no Jardim Tatiana

A ausência da “noção de emergência” nas políticas culturais na Região Metropolitana de Sorocaba - veja a coluna de José Simões

Governo de SP promove ação de reforço vacinal entre os dias 1 e 10 de dezembro

Programas de Residência em Saúde estão com inscrições abertas em Sorocaba