27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Eleições e Finados, vida e morte a serem celebradas em Sorocaba e no Brasil - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 28/10/2022

Compartilhe esta notícia:

Dia 30 de outubro de 2022 ficará na história política do Brasil. Nessa data acontece a eleição à presidência do País. Acompanhei a movimentação desde os resultados do primeiro turno. Os brasileiros eleitores dos dois candidatos estão assistindo os programas na televisão e ouvindo nas emissoras de rádio as transmissões de áudios preparados pelas equipes de marketing. Há também no Estado de São Paulo a decisão para o cargo de Governador entre dois candidatos. Em Sorocaba a população sairá às ruas rumo aos locais da votação, somando-se às cidades brasileiras em suas zonas eleitorais.

 

Já tive a oportunidade de trabalhar como mesário em várias eleições. Foi um aprendizado. Hoje afastado dessa missão patriótica valorizo e cumprimento àqueles que trabalham na minha Seção Eleitoral onde voto, pois reconheço o quanto é exigido da equipe das 8 horas às 17 horas. Se há algo que todos que exercem essa atividade cívica gostam de obter como resultado é o comportamento ético dos eleitores. Cumprir as regras legais do Supremo Tribunal Eleitoral é o desejo dos juízes de cada cidade, nem sempre concretizado com êxito pela indisciplina de alguns eleitores que descumprem as regras, como entrarem com celulares nas cabines de votação.

 

Enfim, torço para que domingo à noite os brasileiros comemorem a sábia decisão dos votos dos eleitores, desejando aos eleitos para governador e presidente, as bênçãos divinas para conduzir o País com honestidade, seriedade, ética, respeito e principalmente com foco no ser humano e suas necessidades básicas: Saúde, Emprego, Educação e Segurança.

 

Ser eleito e trabalhar para o povo é vida e corromper o mandato é morte aqui na Terra e com certeza, no dia do juízo final.

 

Dia de Finados

 

No dia 2 de novembro, celebra-se o Dia de Finados, com reverência aos entes queridos falecidos. Nas décadas de 80 e 90 tenho lembranças de ir ao  cemitério com meus pais para visitar os jazigos dos meus avós. Havia na época, um costume e respeito que atualmente mudou muito. As novas opções de tipos de cemitérios sem túmulos e critérios de cremação, alteraram os costumes nas grandes cidades.

 

Vejo que em Sorocaba ainda há nos tradicionais cemitérios da Saudade e da Consolação, os mesmos estilos de homenagens aos falecidos. No PAX, por exemplo, as flores em vasos inseridos no gramado de cada placa indicativa dos falecidos, acabam por manifestar uma paisagem de um jardim florido.

 

Dia de Finados na geração de quem hoje tem mais de 60 anos, remete à lembrança do passado na infância de silêncio, sem assistir filmes no cinema ou ligar os rádios. Não havia aparelhos de televisão aos mais antigos e quando tinha, não ligavam nas casas. Finados era dia de reflexão e oração aos falecidos. Missas e atos religiosos davam, como ainda acontece, o tom espiritual aos familiares que pedem em orações o consolo às almas dos que partiram deste mundo.

 

Nas mídias, como aqui no portal do jornal Ipanema, teremos o destaque no dia 30, domingo, do presidente eleito e, no dia 2 de novembro, a programação de Finados nos cemitérios. Vida e morte! Alegria e Tristeza para uns em cada data.

 

Vanderlei Testa(artigosvanderleitesta@gmail.com)Jornalista e Publicitário escreve no portal jornal Ipanema

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim salta em ranking de qualidade em transparência contábil e fiscal

Feira Literária do SMetal acontece neste final de semana; confira a programação

Sorteio do 2º empreendimento do Casa Nova Sorocaba acontece em 10 de dezembro

Associação tomará medida contra demissão em massa por justa causa na ZF

Região de Sorocaba tem 711 crimes esclarecidos e 394 prisões efetivas em 2023

Cemitérios de Sorocaba devem reabrir no feriado de Finados